Jibóia Hard, um Hard Enduro na Bahia

Sucesso de público e pilotos inscritos, o Hard Enduro ganha lugar de destaque na Bahia.

Jibóia Hard, um Hard Enduro na Bahia
Jibóia Hard, um Hard Enduro na Bahia
Jibóia Hard, um Hard Enduro na Bahia
Jibóia Hard, um Hard Enduro na Bahia
Jibóia Hard, um Hard Enduro na Bahia
Jibóia Hard, um Hard Enduro na Bahia
Advertisement
Advertisement
Advertisement

A cidade de Santa Terezinha, conhecida como "A Capital Baiana dos Esportes de Aventura" foi palco da 3ª edição do JIBOIA HARD ENDURO.

Mais de 70 pilotos enfrentaram nos dias 1 e 2 de junho, o desafiador percurso de aproximadamente 50 km na famosa Serra da Jiboia, além do emocionante prologo montado na avenida principal da cidade  e que era uma versão de Enduro adaptada do evento mundialmente famoso Red Bull Straight Rhythm.

O grupo Trilheiros da Tapera são os organizadores desse grande evento e o piloto Roberto "Hulk" o idealizador. 


O diferente e criativo "gate de largada"

 
Largada eletrizante


 
 Duelo da Categoria Bronze


 
Prefeito Zé de Zila premiando o piloto Alison como Campeão da Categoria Bronze no prólogo

Passada a Categoria Bronze, foi a vez da Silver, intermediários, fazer bonito! Com nível técnico bastante equilibrado, a categoria promoveu disputas bastante acirradas!


 
Grandes duelos na categoria Silver

João Ruella da cidade de Barreiras sagrou-se campeão, com Manuel "Cebola" em segundo e "Marcio Mamá" em terceiro.

No intervalo entre as categorias, o bicampeão brasileiro de Hard Enduro, Rigor Rico, dava uma volta na pista esbanjando técnica e fazendo parecer que os obstáculos eram todos muito fáceis!

 

Rigor Rico no prólogo do JIBOIA HARD ENDURO


Na Categoria Gold, Matheus "Chupetinha" e Yuri "MilGrauu" empataram em primeiro e Robson "Ró" ficou em terceiro.

 Público observava cada detalhe das disputas na categoria Gold

Prova Offroad
No domingo, a largada ocorreu as 8:00 da manhã. As motos foram alinhadas em frente ao belíssimo Hotel Fazenda Bastião e os pilotos largavam de 4 em 4, tendo que fazer a famosa corrida "Le Mans" até as motos. Foi um momento bastante descontraído que agradou tanto aos pilotos quanto aos espectadores. 

 
" Le Mans Start"

A categoria Gold foi a primeira a largar e a  menos de 300m da largada já tinham que enfrentar uma enorme pilha de pedras que já exigiu fôlego dos pilotos.

Piloto Alfredo abrindo espaço entre as pedras


O segundo trecho de dificuldade foi a íngreme e técnica "Subida do Pé da Cerca". Essa subida é quase que um cartão postal offroad da cidade. Um grande congestionamento se formou.                                                                                                

O bicampeão Brasileiro de Hard Enduro, Rigor Rico, era convidado de honra do evento e recebeu a missão de largar por ultimo em um desafio contra todos- O Desafio 3R. Ele teria que fazer o menor da prova pra ganhar,e ao chegar no engarrafamento, ao invés de usar sua técnica e passar, ele decidiu ajudar um a um. Sua atitude causou espanto e admiração de todos os pilotos.

 

Rigor Rico travado no congestionamento entre Gold e Silver


 
Pilotos da categoria Bronze parados

Pilotos cansados mas determinados, seguiram pelas trilhas do "Morro", "Caipora" até chegar numa cascalheira que fica na entrada da cidade. Uma enorme ladeira que foi apelidada de "Taperita" em alusão a Gusterita que faz parte do percurso do Red Bull Romaniacs era o desafio final. Um grande publico se formou no topo e foi uma verdadeira festa! Muitos pilotos chegaram emocionados ao final! 

 

Os famosos "ejects" fizeram a festa do publico na linha de chegada!


 
Alguns pilotos eram bem ousados

 
Hard Enduro é sinônimo de festa na Bahia

Na Categoria Gold, o piloto Yuri MilGrauu chegou em primeiro com o tempo de 2:02:50, em segundo ficou Nelsinho com o tempo de 2:19:08 e em terceiro Igor Mota 2:28:27.

 
Pódio Categoria Gold

Na categoria Silver, domínio absoluto do piloto João Ruella, que venceu no prologo e na prova com o tempo de 2:17:38. Junior "Gago" chegou em segundo com 27 minutos atrás do líder e Lukinhas em terceiro.

 
Pódio Categoria Silver

Na categoria Bronze, o piloto Luis Paulo  da cidade de Varzedo, foi o mais rápido chegando com  32 min de frente ao segundo colocado, o experiente piloto Gilson Mota da cidade de Castro Alves. Em terceiro chegou o piloto Fabio Andrade de São Miguel das Matas .

 
Pódio Categoria Bronze

Rigor Rico, destaque no evento, faturou o Desafio 3R

Rigor Rico fez o melhor tempo da prova. (1:38:30)


Resultados finais