Um treinamento com foco na habilidade com a moto

Veja como é importante conhecer e dominar a motocicleta. Existem muitas habilidades que os motociclistas devem aprender para tornar sua pilotagem mais segura e agradável.

Um treinamento com foco na habilidade com a moto
O Head Coach Glaycon Ferreira durante o treinamento.






Uma das empresas referência no mercado é a equipe da Discover que vem rodando o país e aplicando sua técnica para diversos tipos motociclistas, ou seja vai desde o público final até o batalhão de trânsito, polícia federal e até mesmo exército.

Contando com uma equipe preparada e um centro de treinamento avançado, A Discover Ride Skill utiliza as melhores técnicas Americanas de pilotagem em baixa velocidade. Com treinos empolgantes, rapidamente o aluno/ atleta/ profissional evolui a habilidade de pilotagem que possa trazer melhor desempenho para o dia a dia na moto.

A equipe conta com:

Lucimar Cardozo
Diretor Executivo - CEO

* Tem vasta experiência como Diretor de Controladoria em grandes empresas;

* Tem especializações em Governança Corporativa, no IBGC e MIT (USA);

* Graduado em Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra;

* Foi Diretor Presidente do HOG Vitória Chapter no ano de 2017 e 2020, atualmente.

Glaycon Ferreira
Head Coach

* Competidor Campeão e Top Gun em Tallahasse Florida - USA; 

* Melhor aluno na Turma Elite Class 2019;

* RC do Vitória Chapter em 2016;

* HRC do Vitória Chapter em 2017, 2018 e 2020, atualmente.

* Finalista e o Melhor Brasileiro Qualificado na Competição em Milwaukee no aniversário de 115 Anos da Harley Davidson;

*Graduado em Ciência e Estratégia Política.

Julio Contante
Coach Discover I

* Foi membro da FAB onde atuou como Mecânico de aeronave;

* Foi Boina Azul com cursos CIGS, Montanha e outros;

* Road Captain HOG Vitória Chapter 2018;

* Head Road Captain Hog Vitória Chapter 2019;

* Graduado em Ciência e Estratégia Política pela Escola Superior de Guerra.

Fabricio
Coach Discover II

* Membro da Equipe de Escolta da Polícia Rodoviária Federal;

* Atuou em Trabalhos de Escolta nas Olimpíadas, Copa do Mundo e Posse de Presidentes;

* Tem vasta experiência com Manobras e Habilidades com motos policiais.

Roberto Cesar
Medical

* Médico cardiologista no Instituto de cardiologia do ES;

* Membro fundador da sociedade latino americano de cirurgia endovascular;

* Membro titular da sociedade brasileira de cardiologia intervencionista ;

* Membro da sociedade brasileira de cardiologia;

* Membro da Sociedade Brasileira de radiologia;

* Safety Officer HOG 2017/2018.

Adriana Leão
Analista de Comportamento 

* Formada em Recursos Humanos;

* Pós Graduada em Psicologia Organizacional e Comportamento Humano;

* Tem vasta experiência e atua na ajuda aos atletas: melhor comportamento e técnicas para obtenção de melhor forma física e psicológica para excelência do rendimento.

* Graduado em Ciência e Estratégia Política pela Escola Superior de Guerra.

Jaja - Conselheiro Motivacional

* Tem vasta experiência como Executivo na indústria farmacêutica;

* 1º Diretor Presidente do HOG Vitória Chapter no ano de 2016;

* Conselheiro Da Diretoria Hog 2017 / 2018;

* Foi um dos Principais Incentivadores de Glaycon;

Habilidades essenciais para andar de moto:

Controle da embreagem

O alicerce de todas as habilidades da embreagem é o conceito da zona de atrito, a seção da alavanca da embreagem onde a transição da embreagem passa de desengatada para engatada. Manipular a zona de fricção não apenas proporcionará partidas suaves, mas também permitirá manobras fáceis de baixa velocidade (como inversões de marcha).

Controle de aceleração

O mais importante é ter o controle total assegurando que o motociclista tenha a mão do acelerador na posição de pulso para baixo. Com o pulso na posição para cima, uma entrada abrupta do acelerador pode levar ao que é conhecido como acelerador de uísque, uma situação em que o motociclista é arremessado para trás por uma entrada inadvertida do acelerador, fazendo com que o pulso acelere ainda mais. A posição do punho para baixo também força o motociclista a fechar completamente o acelerador ao alcançar a alavanca do freio dianteiro.

Tudo isso deve ser considerado antes que ocorra uma condução real de uma motocicleta. As habilidades reais do acelerador estão fornecendo insumos suaves para aceleração, girando o acelerador em uma curva e combinando a velocidade do motor em uma marcha lenta. 

Habilidades básicas de frenagem

As fracas habilidades de frenagem são muito classificadas nas estatísticas de acidentes de moto. Em uma batida induzida por frenagem, a técnica do piloto pode ser caracterizada tipicamente pela subutilização do freio dianteiro ou pelo uso excessivo do freio na traseira - geralmente até o ponto de travamento. O outro cenário comum é quando o motociclista freia instantaneamente com força travando o freio dianteiro. Embora a inclusão do ABS na maioria das motos mais novas tenha tirado o medo de travar o freio dianteiro de muitos motociclistas, pois a maioria deles não têm uma compreensão total da dinâmica envolvida na frenagem das motos.

Como as motocicletas têm um centro de gravidade relativamente alto, à medida que o motociclista freia, o centro de gravidade se move para frente, pressionando o pneu dianteiro no asfalto e disponibilizando mais poder de frenagem. Assim, um motociclista habilidoso está aumentando a pressão ao longo de uma manobra de frenagem forte. Se um motociclista tentar aplicar imediatamente a potência máxima de frenagem no freio dianteiro antes que o peso mude, a roda travará e derrapará - ou o ABS será acionado.

Enquanto isso, lá atrás, a capacidade do freio traseiro de ajudar a desacelerar a motocicleta está diminuindo à medida que o "controle gravitacional" avança. Para complicar, o tipo de moto também afeta a quantidade de potência de frenagem traseira disponível para o motociclista. As motos de aventura, esportivas e padrões têm maior "controle gravitacional", resultando em menor potência de frenagem traseira, enquanto os cruzadores e motos de passeio, que carregam mais peso na traseira da motocicleta, têm mais tração traseira disponível ao frear.

Se algo desta matéria for novidade para você, então faça um curso de segurança de motocicleta para melhorar a sua habilidade.

Conheça os diferentes módulos de treinamento no site da Discover: http://www.discoverrideskill.com/trainings