Steward Baylor vence AMA National Enduro

Prova realizada na Carolina do Sul teve recorde de pilotos inscritos

Steward Baylor vence AMA National Enduro
Fotos: Shan Moore






O Kenda AMA National Enduro Series começa da mesma forma como parou, os irmãos Baylor dominando os resultados na primeira rodada de 2021, o Sumter National Enduro, onde mais de 900 pilotos se inscreveram para a temporada que começou na Carolina do Sul.

Não mudou muito na rodada de abertura do NEPG de 2021 se o Sumter National servir de indicação. Mais uma vez, os irmãos Baylor estavam na liderança com Steward Baylor da Am Pro Yamaha batendo Grant Baylor da KLM Motorsports/Milwaukee/GASGAS por 32 segundos de vantagem e conquistando a primeira vitória da temporada.

As fortes chuvas de sábado à noite saturaram o solo arenoso de Sumter, tornando as condições perfeitas para o recorde de 949 corredores que fizeram o percurso.

Steward tratou de atacar logo cedo, vencendo a prova de abertura por 11 segundos sobre o atual campeão NE Pro 2 Craig DeLong, que subiu para a classe Pro 1 nesta temporada com sua  Rockstar Energy Husqvarna.

Enquanto isso, o atual campeão geral Grant Baylor teve um início lento, terminando em quinto lugar na primeira rodada em sua estreia com a GASGAS. Enquanto isso, Ryder Lafferty da XC Gear/Enduro Engineering/Husqvarna foi o terceiro na volta de abertura, a frente de Ben Kelley da FMF KTM.

DeLong realizou sua melhor volta no dia no Teste 2, três segundos à frente de Kelley para a vitória. Enquanto isso, Baylor perdeu o ritmo na segunda volta, com Steward em sexto e Grant em quarto, no entanto, a dupla dinâmica dominaria o restante da corrida, já que os dois pilotos foram responsáveis ​​por todas as quatro vitórias restantes da prova,  cada um levando dois vitórias.

Em uma nota lateral, Steward venceu a prova quatro, apesar de bater e ser atingido nas costas pelo guidão, o que exigiu alguns pontos no local. Ele foi para o hospital imediatamente após a cerimônia do pódio. "Sempre pilotei muito bem aqui no passado", disse Steward. “Foi um pouco difícil no final. Pilotei forte o dia todo. Estava um pouco cansado e fraco, juntamente com a equipe, procuramos fazer extremamente o necessário para começar bem este ano".

 

Jogo de teste final para o pódio

Indo para o teste final, DeLong estava apenas seis segundos atrás de Grant e parecia forte. No final, porém, Grant conseguiu afastar-se do piloto da Husqvarna, conquistando o segundo lugar com a diferença de 34 segundos.

“No primeiro teste, eu apenas me esforcei para encontrar meu fluxo e fiquei com uma bomba de braço muito forte e tive dificuldade para segurar”, disse Grant. “No terceiro teste, eu parecia começar a encontrar meu fluxo aos poucos. Creio que retornei ao quinto lugar depois das duas primeiras voltas, saltando para o segundo lugar geral. Foi muito apertado entre mim e Craig.

Eu sabia que tinha que largar forte e dar a volta sem cometer erros. Tentei andar de forma muito suave e rápida e parecia ser esta a minha melhor prova do dia.

O terceiro lugar de DeLong marcou seu primeiro pódio na classe NE Pro 1. "Entrando, eu queria estar no meio e ser competitivo", disse Delong. “Não esperava um pódio, mas garanto. Que desde o início, comecei muito bem e mantive. Tive alguns acidentes, mas fora isso foi um dia bastante acertada".

Evan Smith da Husqvarna/Max Motorsports/FXR Racing fez uma boa corrida para terminar em quarto lugar após um longo tempo sem correr na temporada passada. “Fiquei muito feliz por voltar a correr. Esperei muito tempo por isso”, disse Smith. “O primeiro teste começou foi bem tranquilo, tentei não cometer erros. Estive no pódio por um tempo e trabalhei muito para alcançá-lo, mas tive uma queda na quinta volta que me atrapalhou um pouco. Apesar de tudo, me senti bem com a moto e estava muito feliz por voltar a andar de motocicleta".

Ryder Lafferty deu um bom passo para começar a temporada, completando os cinco primeiros colocados. "Não cometi muitos erros e apenas administrei a corrida o tempo todo", disse Lafferty. “Acho que éramos todos muito próximos. Eu tentei dar tudo de mim. Apenas ficou um pouco aquém”.

Depois de correr na frente na primeira metade da corrida, Ben Kelley foi o piloto da FMF/KTM, mas sofreu duas quedas graves na quarta volta e teve de se contentar com o sexto. “Na quarta volta eu simplesmente desabei. Tive uma queda bem grande e, quase no final da prova, sofri outra queda forte e bati com o joelho em uma árvore e fiquei sem fôlego".

O seu companheiro de equipa KTM, Josh Toth, ainda rodava com uma mão lesionada e terminou na décima primeira posição.

 

Resultados da 1ª rodada do AMA National Enduro 2021:

  1. Steward Baylor (inhame)
  2. Grant Baylor (GG) + 32 segundos
  3. Craig DeLong (Hsq) + 34 segundos
  4. Evan Smith (Hsq) +1: 07s
  5. Ryder Lafferty (Hsq) +1: 16s
  6. Ben Kelley (KTM) +2: 01s
  7. Jesse Ansley (KTM) +2: 47s (vencedor do NE Pro2)
  8. Ricky Russell (GG)
  9. Zach Hayes (KTM) +3: 27s
  10. Liam Draper (KTM)

 

Vitória Pro 2 para Jess Ansley

Em sua única aparição nacional de enduro do ano, Jesse Ansley da Trail Jesters Racing/KTM chamou a atenção ao vencer a divisão NE Pro 2 em sétimo lugar geral. "Eu não comecei muito bem", disse Ansley. “Caí no primeiro teste e eles me enforcaram um pouco e não consegui tirar minha motocicleta do meio das árvores. No teste seguinte, dei o meu melhor e terminei em segundo e [de novo] em segundo no terceiro teste. Fiz questão de ser consistente no último teste e levei o título para casa".

Depois de perder metade do ano passado devido a lesão, Ricky Russell da Coastal Racing GasGas voltou a ação para buscar o oitavo lugar em Sumter, batendo Zach Hayes, pilotado pela KTM, por dois segundos. Hayes conquistou o segundo lugar na classe NE Pro 2 com o seu nono lugar.

Tyler Vore (Hsq) terminou em 12º geral e em terceiro na classe NE Pro 2, enquanto Liam Draper, da Tely Energy Racing KTM, completou o top 10.

  

Primeira vitória na categoria feminina do NEPG

Na divisão feminina de elite, a piloto apoiada pela KTM e quatro vezes campeã da AMA EnduroCross, Shelby Turner, obteve quatro das cinco vitórias em testes para obter uma vitória convincente à frente de Rachel Gutish da Beta USA.

Korie Steade, pilotado pela Kawasaki, venceu o evento restante para terminar em terceiro na geral, seis segundos atrás de Gutish.

Alex Lugar venceu a classe AA em uma Kawasaki, terminando 1m 31s à frente de Michael Delosa na KTM. Nathan Rector foi o terceiro em uma KTM.

O Kenda AMA National Enduro Series recomeça em 25 de abril para o Cajun National Enduro, segunda rodada da série em Forest Hill, Louisiana.

 

Crédito: Shan Moore - Tande News