Grupo ABA anuncia fim da parceria com HD

Mudanças internas motivaram o fim da parceria, mas reforça permanência no Brasil

Grupo ABA anuncia fim da parceria com HD
Fotos: Harley Davidson Divulgação






A ABA Harley-Davidson, concessionária da marca que completa dez anos em 2021, tem data para acabar. No dia 31 de janeiro o Grupo ABA encerra a parceria com a fabricante norte-americana, citando mudanças internas na Harley-Davidson como razões para o fim da união.

Em comunicado, o Grupo ABA diz que a Harley-Davidson do Brasil “alterou severamente as Regras de Negócio e Política Comercial” e isso inviabilizava a continuidade do projeto entre as duas partes. O Grupo ABA fala ainda em outras concessionárias da Harley encerrando a parceria na mesma data , mais seis, para ser exato e sem entrar em detalhes.

Harley-Davidson do Brasil, que não comentou especificamente o encerramento da parceria com o grupo ABA e nem com outros concessionários, mas destacou que segue com “o compromisso de fornecer aos clientes no Brasil, motocicletas, acessórios, equipamentos, experiências e serviços genuínos Harley-Davidson, como garantia e serviço de manutenção para motocicletas.”

Além disso, a fabricante reforçou que qualquer conversa sobre uma eventual saída do Brasil "não tem fundamento" e que a fábrica em Manaus continua operando normalmente, indicando que o País está dentro do “The Hardwire”, plano estratégico da Harley-Davidson para os próximos cinco anos.

  

Confira o comunicado do Grupo ABA e em seguida os comentários da Harley-Davidson do Brasil.

 

COMUNICADO GRUPO ABA

 

Em 2021 a ABA Harley-Davidson completa 10 anos de atividades, foram 5.721 Harley-Davidson novas entregues, mais 1.615 H-Ds Usadas e com certeza muitos encontros, passeios, festas e conquistas ao longo destes 10 anos: 

  • Melhor Concessionária do Brasil em 2017 (Bar and Shield Platinum Award)
  • Melhor Concessionária do Brasil em 2018 (Bar and Shield Platinum Award)
  • 2a Melhor Concessionária do Brasil em 2019 pelo DSMP

Maior Concessionária Individual do Brasil e uma das maiores da América Latina, representando 11% das vendas de todo o Brasil e atingindo mais de 42% de todo o mercado de São Paulo.

Estas conquistas foram alcançadas com muito trabalho de um Time apaixonado pelo que faz, que compartilha dos sonhos e dos desejos de liberdade de cada um dos nossos clientes.

Também é mérito do incansável e surpreendente HOG (ABA São Paulo Chapter Brasil) que a cada ano ajudou milhares de motociclistas nas estradas, conduzindo bondes em B&V, B&F, HOG Rally e promovendo diversos eventos de treinamento, integração, festas e muitos encontros. Um HOG que sempre foi uma referência para a Harley-Davidson do Brasil, dando palestras, atendendo e conduzindo sempre a imprensa ano após ano nos eventos oficiais. 

Com tristeza é claro mas com sentimento de missão cumprida e certos de que estamos tomando a melhor decisão para os acionistas, colaboradores e clientes, a ABA Harley-Davidson vai deixar de  representar a marca Harley-Davidson em 31/01/2021 juntamente com outros 6 concessionários que por hora já tomaram as suas decisões. O Grupo ABA tem uma gratidão enorme pelo projeto H-D, mas acredita que agora não será possível atingir este incrível trabalho de realizar sonhos de liberdade pessoal através do motociclismo e da Marca H-D.

Em breve apresentaremos ao mercado (em nosso mesmo endereço) nossa casa ABA de cara nova, porém, com o mesmo propósito de atender ao público apaixonado pelo motociclismo.

A HDMC vem mudando globalmente e, localmente a H-DB alterou severamente as Regras de Negócio e Política Comercial inviabilizando nosso Projeto, portanto, definimos por uma saída amigável.

Tais mudanças vem impactando de forma que o volume de vendas será reduzido drasticamente (aumento severo de preços, fim da família Sportster, fim da motorização 107, dentre outras mudanças), além da severa redução de margem do concessionário. Com certeza deixaríamos de atender muitos clientes, dos quais conseguimos nos últimos anos com muito esforço apresentar o universo duas rodas e seus prazeres. O Grupo ABA vai continuar atendendo com muito mais produtos, marcas e experiências. 

Agradecemos imensamente ao Time da ABA H-D que fez com que tudo isso fosse possível, ao nosso HOG que a cada ano vem se superando na dedicação ao cliente, e claro aos excelentes profissionais que passaram pela H-DB e confiaram na ABA H-D, juntos conquistamos tudo o que fizemos ao longo dos últimos anos.

Aos nossos milhares de clientes, o nosso muitíssimo obrigado! Nosso Time continuará aqui para lhes atender, em breve, apresentaremos o maior espaço de motocicletas, experiências e produtos Premium do Brasil. Desejamos sucesso nos novos caminhos da Harley-Davidson e também aos Colegas da Rede H-DB em suas negociações e decisões.  

 

Esperamos a sua visita, afinal, o que vale é rodar, Let’s ride!

Excelente 2021 a todos, 

ABA Harley-Davidson e Equipe

 

COMUNICADO HARLEY-DAVIDSON DO BRASIL

 

Como parte dos esforços do The Rewire para “religar” a empresa, a Harley-Davidson anunciou planos para otimizar a rede de revendedores visando fornecer uma experiência aprimorada e integrada ao cliente. Embora tenha havido algumas mudanças na rede de distribuidores nos últimos meses, a maior parte da Rede de Concessionárias continua operando normalmente.

Estamos trabalhando em soluções para o atendimento de serviços pós-venda e garantias em cidades onde uma concessionária Harley-Davidson atual foi fechada. Nesse ínterim, incentivamos os clientes a visitar o site H-D.com para encontrar uma Concessionária autorizada Harley-Davidson nas suas proximidades.

A Harley-Davidson anunciou planos para também revisar sua oferta de produtos para atender com mais precisão os desejos do cliente e fortalecer o valor de seus produtos. A nova abordagem envolveu a otimização dos modelos de motocicletas planejados em aproximadamente 30 por cento; equilibrando investimentos entre os segmentos atuais e novos segmentos de alto potencial.

Não forneceremos comentários específicos sobre o fechamento de revendedores. Os termos e condições de nossos contratos de concessão são confidenciais. Portanto, não vamos comentar sobre isso.

A Harley-Davidson tem o compromisso de fornecer aos nossos clientes no Brasil motocicletas, acessórios, equipamentos, experiências e serviços genuínos Harley-Davidson, como garantia e serviço de manutenção para motocicletas. Nossa fábrica em Manaus (AM) continua operando normalmente. 

  • A Harley-Davidson não está passando por uma crise, mas sim por um processo de reestruturação global. Com o novo plano estratégico de 5 anos, chamado de The Hardwire.
  • Conforme anunciado no The Rewire, estamos concentrando (não encerrando) as atividades em cerca de 50 mercados principalmente na América do Norte, Europa e partes da Ásia-Pacífico.
  • Os mercados da América Latina que a Harley-Davidson estrategicamente decidiu sair já foram comunicados. Consequentemente, boatos sobre o Brasil não têm fundamento.

NOSSA ESTRATÉGIA

O The Rewire é nosso manual atual que está redefinindo nossa missão, reduzindo a complexidade, aprimorando nosso foco e aumentando a velocidade de tomada de decisões. Servirá como uma base sólida para nosso novo plano estratégico de 5 anos, denominado The Hardwire.

Os principais elementos do The Rewire e o progresso feito incluem:

NOVO MODELO OPERACIONAL; REDUÇÃO DA COMPLEXIDADE E AUMENTO DA VELOCIDADE

  • Eliminadas duplicações, ineficiências e complexidade em TODAS as áreas e funções
  • Modelo operacional alinhado, estrutura de custos à realidade atual dos negócios

LINHA DE MOTOCICLETAS REFINADAS E LANÇAMENTOS DE PRODUTOS DE ALTO IMPACTO

  • Modelos de motocicletas simplificados em cerca de 30%
  • Investimento equilibrado nas categorias mais fortes atualmente com expansão para novos segmentos de alto potencial

CRESCIMENTO ATRAVÉS DE PEÇAS E ACESSÓRIOS E MERCADORIAS GERAIS

  • Alinhando Peças & Acessórios e General Merchandise com a estratégia de motocicletas
  • Redução de SKUs

REINICIALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS GLOBAIS E FOCO EM MERCADOS DE ALTA PRIORIDADE

  • Concentrando-se em cerca de 50 mercados principalmente na América do Norte, Europa e partes da Ásia-Pacífico
  • Recursos transferidos para mercados para agilidade, máximo impacto

PROTEÇÃO DO VALOR

  • Nova abordagem de fornecimento e gerenciamento de estoque com o objetivo de aumentar o valor e a conveniência da Harley-Davidson
  • Foco em produtos e iniciativas que agregam valor - menos promoções e atividades de desconto

O The Rewire está redefinindo nossa missão, reduzindo a complexidade, aprimorando nosso foco e aumentando a velocidade e servirá como uma base sólida para nosso novo plano estratégico de 5 anos, denominado “The Hardwire”.

THE HARDWIRE – PLANO ESTRATÉGICO DE 2021-2025 DA HARLEY-DAVIDSON

  • Novo plano estratégico de 5 anos terá como base o The Rewire
  • Foco: Harley-Davidson como a marca de motocicletas mais desejável do mundo
  • Esperamos compartilhar mais detalhes em breve

 

Crédito: Harley Davidson do Brasil