Robertson estreia com pódio em Daytona

Piloto da Husq alcançou o primeiro pódio de sua carreira no grande evento da 250SX West

Robertson estreia com pódio em Daytona
Fotos: AMA Supercross






Após um fim de semana livre das corridas, a Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing Team dirigiu-se ao Daytona International Speedway no sábado para a 9ª rodada do Campeonato Mundial AMA Supercross de 2021. Foi um dia monumental para o estreante Stilez Robertson, que alcançou o primeiro pódio de sua carreira no Main Event 250SX West com uma performance explosiva em Daytona, Flórida.

Liderar mais da metade da exigente corrida de Supercross de Daytona não é uma tarefa muito fácil, especialmente para o jovem piloto que fez sua estreia profissional no supercross na rodada final. Robertson, o sétimo colocado, passou para uma posição de sexto no início do 250SX Heat 2 e trabalhou seu caminho para o quinto lugar ainda na segunda volta. Ele continuou a subir para a contenção do pódio, eventualmente garantindo um terceiro lugar. No “Main Event”, ele saiu da linha para assumir a liderança imediatamente na primeira volta. Ele segurou um grupo de pilotos nas primeiras oito voltas antes de ser ultrapassado. Ele se manteve forte nas últimas seis voltas para buscar um impressionante segundo lugar em uma das pistas mais icônicas do circuito de supercross.

"Minha primeira qualificação não foi tão boa, mas veio a segunda e me senti bem", disse Robertson. “Na corrida de calor, eu realmente me senti muito bem e tomei a decisão de voltar para o “Main Event” e comecei muito bem! Eu esperei alguns minutos na frente e comecei a pensar demais e foi quando Mcadoo me cercou. Não queria cometer erros de novato, então decidi ficar em segundo lugar e aprender".

Seu companheiro de equipe Jalek Swoll teve uma ótima largada na 250SX Heat 1, quando ficou em terceiro na primeira volta. Ele cometeu um erro e caiu para o quinto lugar na segunda volta e a partir daí ele lutou em um grupo de pilotos para finalmente garantir uma vaga em sétimo lugar. No “Main Event”, Swoll começou entre os 10 primeiros e subiu até o quinto lugar desde o início. Ele manteve uma sólida posição entre os cinco primeiros na primeira metade da corrida, mas um erro no haybales fez com que ele perdesse algumas posições no meio da corrida. Ele trabalhou muito para salvar posições no final da corrida, fazendo uma passagem na última volta para garantir o oitavo lugar na noite.

"Para ser honesto, foi um desempenho ruim da minha parte", disse Swoll. “Tive que alinhar muito longe do lado de fora, o que não foi a melhor largada. Eu trabalhei meu caminho até o quinto lugar por um tempo, mas entrei em alguns haybales e acabei perdendo três posições e não consegui mais encontrar um fluxo depois disso. Vou aproveitar o ímpeto desta corrida e usá-lo no próximo fim de semana para, com sorte, entrar na caixa".

 

450SX

Jason Anderson teve um início infeliz na 450SX Heat 2, quando foi empurrado para a grama escorregadia, o que o fez cair na primeira curva. Ele rapidamente se levantou e avançou para garantir a posição de oitavo lugar. No Main Event, Anderson largou em nono e lutou em oitavo na maior parte da corrida. A poucas voltas do fim, Anderson acelerou o ritmo para ultrapassar e chegar a sétima posição, onde acabou terminando para a noite.

"Minha noite foi bem medíocre", disse Anderson. “Hoje fui sétimo na classificação e na corrida de calor, caí na primeira curva e cheguei ao oitavo lugar. Essa posição não me colocou em uma boa posição para a liderança, mas eu cheguei ao sétimo lugar e foi onde acabei".

Foi mais uma longa noite para Dean Wilson, que teve a última chance qualifier (LCQ) depois de sofrer um acidente no final da corrida de classificação. Ele conseguiu garantir sua terceira vitória consecutiva no LQC, garantindo uma vaga na linha de partida do Main Event 450SX. Com uma escolha de Gate não tão favorável no Main Event, Wilson não teve a melhor largada quando virou a primeira volta em 15º lugar, mas se empurrou para uma batalha entre os 10 primeiros nas voltas iniciais. Lutando em uma difícil pista de Daytona, Wilson acabou garantindo o décimo melhor lugar da temporada.

"Minha noite foi um pouco agitada", disse Wilson. “Estava em posição de qualificação na corrida de calor e tentei passar na última curva e caí na secção de velocidade antes da chegada, por isso tive de ir para a LCQ. Eu estava bem longe do portão principal e não tive um bom começo, mas simplesmente me esforcei e terminei com um top-10. Não é ótimo, mas é um ponto de partida e vamos apenas tentar construir e melhorar a partir daí".

O piloto da equipe Zach Osborne perdeu o Daytona Supercross devido a uma lesão nas costas sofrida na semana que antecedeu a rodada final. Depois de superar a dor em Orlando, Osborne tomou a difícil decisão de se sentar enquanto continua a se recuperar e fortalecer seu corpo.

"Fiz tratamento esta semana e sinto que estou no bom caminho para a recuperação, bem como para evitar que isso aconteça no futuro", disse Osborne. "Espero estar de volta com a minha equipe assim que estiver totalmente em forma e pronto para correr novamente".

 

Próximo evento (10ª rodada): sábado, 13 de março - AT&T Stadium - Arlington, Texas

Resultados da rodada 9: Daytona SX

Resultados 450SX

01- Eli Tomac (KAW)
02- Cooper Webb (KTM)
03- Aaron Plessinger (YAM)
...
07- Jason Anderson - (HUSQ)
10- Dean Wilson - (HUSQ)

Resultados 250SX West
01- Cameron Mcadoo (KAW)
02- Stilez Robertson - (HUSQ)
03- Pierce Brown (GAS)
...
08- Jalek Swoll - (HUSQ)

Classificação de pontos piloto 450SX
01- Ken Roczen - 199 pontos
02- Cooper Webb - 197 pontos
03- Eli Tomac - 75 pontos
...
08- Zach Osborne - (HUSQ) - 123 pontos
11- Jason Anderson - (HUSQ) - 116 pontos
14- Dean Wilson - (HUSQ) - 70 pontos

Classificação do 250SX West Rider Point
01- Cameron Mcadoo - 49 pontos
02- Justin Cooper - 45 pontos
03- Garrett Marchbanks - 39 pontos
...
05- Jalek Swoll - (HUSQ) - 34 pontos
07- Stilez Robertson - (HUSQ) - 28 pontos

 

Crédito: Husqvarna Motorcycles