Anderson é top 5 no AMA Supercross

Jalek Swoll garantiu um quarto lugar na abertura da 250SX em Orlando

Anderson é top 5 no AMA Supercross
Fotos: Husqvarna Motorcycles GmbH






Jason Anderson, da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing, fez grandes avanços no sábado para a oitava rodada do AMA Supercross World Championship 2021, ganhando a pole position, uma vitória na corrida de classificação e o melhor quinto lugar da temporada no evento principal da 450SX. Além disso, o piloto da equipe Jalek Swoll garantiu um quarto lugar impressionante na rodada de abertura do campeonato regional 250SX em Orlando, Flórida.

Anderson andou forte durante todo o dia, começando com uma corrida impressionante na classificação para chegar ao topo da divisão 450SX. Ele teve um bom início na segunda bateria, assumindo a segunda posição logo no início. Enquanto trabalhava seu caminho para liderança e conquistar sua primeira vitória na corrida de classificação da temporada. No evento principal, ele largou em 13º e trabalhou cuidadosamente na pista. Com um sólido sexto lugar, Anderson foi rápido nas últimas voltas para garantir uma vaga entre os cinco primeiros na oitava rodada.

“Tive uma noite muito melhor”, disse Anderson. “Fiz um bom treino e terminei em primeiro lugar. No evento principal, eu tive um péssimo começo e finalizei em quinto. Estou melhorando e me sentindo melhor, então espero que tenhamos um fim de semana ainda melhor em Daytona”.

Saindo de um pódio impressionante na última rodada, Osborne tinha grandes esperanças de manter seu ritmo em Orlando. No entanto, ele sofreu uma leve lesão nas costas durante a última sessão de treinos do dia e lutou contra isso durante toda a noite. Na 450SX Heat 2, ele saiu para um sexto lugar e passou para os cinco primeiros no início. Ele manteve um ritmo constante nas voltas restantes para garantir a transferência do quinto lugar para o evento principal. Na principal, Osborne não teve a melhor partida ao terminar a primeira volta em 11º lugar, mas baixou a cabeça e avançou até o oitavo lugar, onde terminou a noite.

“Foi uma noite um pouco difícil para mim”, disse Osborne. “Tive um início medíocre e um final em oitavo lugar, o que não é digno de nota, mas vou consertar e ficar pronto para Daytona”.

O piloto da equipe Dean Wilson continua lutando para se recuperar de uma lesão no dedo do pé nesta temporada. Wilson não teve uma boa largada na 450SX Heat 1 ao completar a  primeira volta em 14º. Ele lutou para chegar até chegar ao 10º lugar e fez uma forte investida nas voltas finais, mas falhou a transferência final por apenas uma posição. Ele se redimiu na LCQ, garantindo sua segunda vitória consecutiva na LCQ e uma vaga no evento principal. Ele foi jogado para trás na primeira volta, onde foi forçado a recuperar da 18ª posição na primeira volta. Levando uma brava investida até o 11º lugar no final da corrida, Wilson estava entre os 10 primeiros antes de cair no caos das voltas finais e terminar em 12º.

“No Evento Principal, eu estava em 10º e fiquei um pouco traumatizado com as bandeiras azuis e pensei que o cara atrás de mim era o líder, então eu o deixei passar, o que me colocou de volta ao 12º”, disse Wilson. “É decepcionante, mas estou ansioso pelas próximas duas semanas para realmente me curar e deixar meu corpo saudável. É difícil tentar correr lesionado, mas estaremos de volta a Daytona”.

A Western Regional Championship 250SX começou no sábado com duas caras novas na linha de largada. Jalek Swoll se classificou em nono na rodada de abertura, onde alinhou ao lado de seu companheiro de equipe Stilez Robertson na 250SX Heat 2. Swoll se terminou entre os cinco primeiros antes de ser ultrapassado pelo líder da classe e cair para o sexto. Ele continuou a lutar na mistura pelo resto da corrida, terminando em sexto na bateria. No evento principal, Swoll começou fora do top 10, mas a corrida foi marcada com bandeira vermelha devido a um engavetamento na largada. Após o reinício, Swoll disparou para fora da linha para conseguir uma largada em terceiro lugar e correu entre os três primeiros nas primeiras sete voltas antes de ser ultrapassado para o quarto lugar. A partir daí, ele manteve um ritmo forte para finalmente conquistar o quarto lugar como o melhor da carreira.

“Foi uma noite bastante decente”, disse Swoll. “A corrida de classificação foi agitada e eu me afastei um pouco e finalizei em sexto. Isso não me preparou para uma escolha no Gate do evento principal, mas tirei o máximo proveito. Eu senti que perto do final da bateria eu tinha começado a me recuperar, mas naquele momento já era tarde demais. Estou um pouco decepcionado, mas voltaremos no próximo fim de semana”.

O estreante Stilez Robertson fez sua estreia no Supercross no sábado com um desempenho sólido ao longo do dia. Na 250SX Heat 2, Robertson largou em quarto lugar e manteve um ritmo constante para manter sua posição no primeiro evento principal 250SX. Robertson se envolveu em um engavetamento de vários pilotos na largada e a corrida acabou recebendo bandeira vermelha. Robertson, alinhou-se para o recomeço, mas não se saiu muito bem ao passar a primeira volta na última posição. Ele tentou de todas as formas ultrapassar o pelotão, porém, acabou finalizando em 18º na sua estreia.

“Começamos bem o dia com o sétimo lugar na qualificação e o quarto lugar na corrida de classificação”, disse Robertson. “No geral, consegui uma largada decente em 10º lugar no primeiro salto, mas Jeremy Martin rolou e achei que ele fosse pular e acabei caindo em cima dele. Eu bati e dobrei minha moto, mas tentei salvar o que podíamos, então nada mal, graças a equipe”.

 

Próximo evento (9ª Etapa): sábado, 6 de março - Daytona International Speedway - Daytona, Flórida

 

Resultados da oitava rodada: Orlando SX 2

450SX Results 

01- Cooper Webb (KTM)
02- Marvin Musquin (KTM)
03- Justin Barcia (GAS)

05- Jason Anderson – Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing
08- Zach Osborne – Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing
12- Dean Wilson – Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing

250SX West Results 

01- Justin Cooper (YAM)
02- Cameron Mcadoo (KAW)
03- Garrett Marchbanks (YAM)
04- Jalek Swoll – Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing

18. Stilez Robertson – Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing

450SX Rider Point Standings

01- Ken Roczen – 180 points
02- Cooper Webb – 174 points
03- Eli Tomac - 149 points 
...
07- Zach Osborne – Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing – 123 points
11. Jason Anderson – Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing – 100 points
15. Dean Wilson – Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing – 57 points

250SX West Rider Point Standings

01- Justin Cooper – 26 points
02- Cameron Mcadoo – 23 points
03- Garrett Marchbanks - 21 points
04- Jalek Swoll – Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing – 19 points
 
Crédito: Husqvarna Motorcycles