Benavides confirmado na KTM

Equipe austríaca retira da Honda o atual vencedor do Rally Dakar

Benavides confirmado na KTM






Nos últimos dois anos a Honda confirmou a fantástica evolução das suas motos de Rally, ao mesmo tempo que apresentou melhor adaptação às novas regras do Dakar, que diminuíram a força das equipes de apoio, especialmente nas otimizações do percurso, feitas durante cada noite, com a ajuda do "Google Maps". 

Primeiro com o americano Brabec, depois com o argentino Kevin Benavides, a Honda conquistou o bi-campeonato do maior Rally do mundo, em 2020 e 2021. 

O que poucos contavam é que a KTM faria uma tacada ousada, contratando o atual campeão, que deve ter recebido uma proposta irrecusável para deixar o time vermelho de lado. Na história do motociclismo, são poucos os pilotos que deixam a Honda, quando estão no ponto máximo de suas carreiras. 

Pois então, é a KTM fazendo de tudo para recuperar o título do Dakar a partir de 2022 e retormar a enorme carreira de vitórias na disputa. 

O argentino começou sua carreira no enduro, terminando em quarto lugar no Campeonato Mundial FIM Junior de Enduro há pouco menos de 10 anos, seguido por várias vitórias em campeonatos nacionais. Benavides mudou as suas atenções para o rali em 2015 e desde então venceu vários eventos de prestígio. Mais notavelmente, ele foi vice-campeão no Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country da FIM em 2017, e obteve um segundo lugar no Dakar em 2018.

Benavides adiciona força extra à dinâmica linha vencedora do Dakar da Red Bull KTM Factory Racing e se beneficiará da vasta experiência da equipe, com suas incríveis 18 vitórias no Dakar desde 2001. A sua velocidade, experiência e fome por vitórias futuras complementam o espírito da equipe e visão. O piloto começará um programa de teste e familiarização com a máquina KTM 450 RALLY nos próximos dias. A primeira competição de Benavides será o Rally do Cazaquistão, no início de junho.

Estou muito entusiasmado por entrar para a equipe Red Bull KTM Factory Racing, pois é uma grande mudança para mim. Como campeão do Dakar, a mudança é um novo capítulo importante na minha carreira. Sempre fui um fã das motos KTM, da Red Bull e de como a equipe é organizada. Realmente acredito que é a melhor escolha para continuar minhas corridas e ser capaz de lutar por outras vitórias no Dakar e no Campeonato Mundial. Sempre gostei de enfrentar novos desafios na minha vida e estou realmente ansioso para me esforçar ainda mais. O plano, depois da minha primeira visita à fábrica na Áustria, é sair para Dubai e passar um tempo com a moto e com a equipe. O objetivo para este ano é tentar adaptar à moto o mais rápido possível, sentir confortável e poder concentrar-me na pilotagem. Espero continuar o meu próprio programa de treino - gosto de passar o maior tempo possível nas motos, incluindo a de rali, mas também o motocross e o enduro. Olhando para o próximo ano, o objetivo final seria vencer o Dakar novamente. Já tive a sorte de ser um piloto apoiado pela fábrica no enduro anos atrás, então agora estar de volta na KTM e na equipe de rally da Red Bull KTM Factory Racing é um sonho e uma verdadeira honra. Estou muito grato pela oportunidade e mal posso esperar para começar a correr! ” - Kevin Benavides

Este é um momento emocionante para a Red Bull KTM Factory Racing e temos o prazer de receber Kevin na equipe. Os seus resultados falam por si e tenho a certeza que o seu rico conhecimento, experiência, bem como a sua motivação competitiva, irão trazer muito para a nossa equipe. Isso, aliado à nossa vasta experiência, garante uma forte colaboração, que acreditamos será de grande benefício para todos nós. Nosso programa de rally está passando por algumas mudanças à medida que nos concentramos no futuro, bem como em nossos objetivos de vencer o Campeonato Mundial e trazer o título do Dakar de volta à Áustria. Esperamos começar nosso programa de testes com Kevin, pronto para a primeira rodada do Campeonato Mundial nos próximos meses.” - Jordi Viladoms - Gerente da equipe KTM Factory Racing

Depois de um emocionante Rally Dakar 2021, onde a batalha chegou ao último dia, não poderíamos estar mais felizes por Kevin ter decidido se juntar à equipe Red Bull KTM Factory Racing e nosso programa de rally. Sabemos que ele tem muita paixão pela marca KTM e finalmente podemos iniciar uma parceria com nossa equipe de rally. Nosso trabalho é fornecer a ele o maquinário mais competitivo que pudermos para defender esse título e competir pelo Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country da FIM. Temos muita experiência e, combinado com seu conhecimento e motivação renovada em novas cores, estamos ansiosos para ver o que ele pode fazer a bordo de nosso KTM 450 RALLY.” - Robert Jonas - Vice-Presidente Motorsports Offroad

Kevin poderá, sem dúvida, levar mais que sangue novo ao time laranja. Os austríacos finalmente saberão quais são as novas estratégias adotadas pela Honda nos últimos anos, pois Benavides participou de todo o trabalho realizado pela equipe Japonesa, visando a vitória no Dakar. É piloto, é campeão, e certamente, um excelente informante para a galera de Mattighoffen.