Circuitos técnicos marcam a 3ª etapa do BITES

Etapa de Socorro contou com prólogo montado no centro de exposições

Circuitos técnicos marcam a 3ª etapa do BITES
Fotos: Gustavo Narciso






Nos dias 07 e 08 de novembro, Socorro, interior de São Paulo, foi palco da 3ª etapa do BITES, primeiro Campeonato Brasileiro de Big Trail. A competição acontece junto da etapa do HEBS (Hard Enduro Brasil Series) e dividiu o mesmo prólogo no sábado, porém com algumas adaptações. No domingo, a corrida principal foi levada para as trilhas de Monte Alegre. 

A terceira etapa do Big Trail Enduro Series teve o seu primeiro prólogo aberto ao público, depois de duas etapas com restrições. No sábado, os pilotos enfrentaram um prólogo extremamente técnico, com cerca de 1km cheio de obstáculos artificiais, que incluíram troncos, pneus e até duas pontes onde os pilotos passavam por cima da pista.

"O evento cresceu muito. Esse ano foi um sucesso de inscrição tendo os dois campeonatos juntos, BITES e HEBS. O resultado foi muito positivo, com a volta do público nessa etapa (Hard In Help), os hotéis e os comércios tiveram um aumento na procura". Comenta Bene Coser, organizador da etapa.  

O BITES, tem por essência que cada etapa tenha uma característica própria. O que não foi diferente nesta etapa. O prólogo foi dividido em duas partes. A primeira, um treino cronometrado, que definiu a ordem de largada para segunda bateria. Na segunda bateria, os pilotos saíram para uma corrida de 6 min. O piloto André Nogueira, da categoria Big Pró, foi o vencedor da etapa e aprovou o formato. 

"Gostei muito do formato do prólogo. Esse estilo, dividido em duas partes, onde a primeira dava uma vantagem para segunda, que foi uma corrida. E quem vencesse, teria uma real vantagem sobre os demais na disputa de domingo, aumentou a competitividade e me fez lembrar das "brincadeiras" com as motos pequenas". Comenta André Nogueira, que assumiu a liderança do campeonato, em sua categoria. 

Para corrida de domingo, os pilotos fizeram 4 voltas em um circuito de 8 km de trilhas, que mesclaram single tracks técnicos e trechos de alta. Na primeira volta, o piloto Marcelo Gurgel, escapou em uma curva, ficando com a moto presa em um banco de areia e consequentemente, deixando escapar a liderança do campeonato na categoria Big Pró.  

"Acredito que essa etapa foi a mais técnica e exigiu mais dos pilotos. A cada etapa aumenta o número de pilotos inscritos em todas as categorias e também é nítido a evolução técnica dos competidores. O BITES é uma realidade e já desperta o interesse de marcas. Apesar da distância da próxima etapa, Cuiabá, os pilotos já estão se organizando para poder participar", disse Gustavo Narciso, diretor da modalidade. Ele destaca que o fato de a competição dividir a organização com o Hard Enduro assustou os pilotos no início, mas a cada etapa os pilotos entendem o formato da competição.

BITES tem patrocínio K&N Brasil, Brembo, NGK e Mitas Tyres.

 

Classificação após terceira etapa

Big Light

  1. Yuri Zanferrari - 75 pts
  2. Rosa Freitas - 38 pts
  3. Lucas Henrique Figueiredo - 22 pts
  4. Rafael Junho - 22 pts
  5. Thiago Cruz - 20 pts

Big

  1. Saul Zakkour - 50 pts 
  2. Cecília Satomi Kondo - 40 pts 
  3. André Buss de Vargas - 25 pts
  4. José Roberto Gallo de Oliveira - 22 pts
  5. Marcio Albuquerque - 22 pts

Big Pró

  1. Andre Philipp Paiva nogueira - 61 pts
  2. Marcelo do Amaral Gurgel - 53 pts
  3. José Américo Fiorillo - 44 pts
  4. Guilherme Petrine Signoretti - 40 pts
  5. Herbert Zgoda - 37 pts

Heavy Pró

  1. Vinicius José Lima - 72 pts
  2. Daiane Gaia - 60 pts
  3. Marcos Cesar Trepador - 47 pts
  4. Guilherme Peloso Araujo - 22 pts
  5. Rodrigo Bunagny - 18 pts

Sobre o BITES

BITES, Big Trail Enduro Series, foi criado para ocupar uma lacuna, onde muitos amantes do Off Road e proprietários de Big Trail pudessem desfrutar de competições desenhadas exclusivamente para suas motos. Com o propósito de oferecer formatos variados a cada etapa, formando uma Série, assim como o HEBS já faz, mas sem o intuito de ser um Hard Enduro para Big Trail.

Atualmente o BITES conta com 5 categorias: Big Light (248cc a 599cc); Big (600cc a 750cc); Big Pró (751cc a 1000cc); Heavy Pró (Acima de 1000cc) e a categoria Turismo, para os amantes de Big Trail que gostam de desfrutar de um passeio Off Road, sem a pressão de uma corrida. 

Serviços: Big Trail Enduro Series/Campeonato Brasileiro de Big Trail

Data: 05 e 06 de dezembro

Local: Cuiabá-MT

Informações: (19) 97402-8512 / www.hebs.com.br

Instagram: bites_br

 

Crédito: Gustavo Narciso