O melhor momento para evoluir no esporte

Confira as dicas de pilotos

O melhor momento para evoluir no esporte






Por Valdecy Costa - Fotos Marcin Kin / Idário Café / Dani Burgonovo / Vincenzo Barbagallo

O ano de 2020 foi atípico e ficará marcado na história mundial pela pandemia do novo corona-vírus. Nos esportes não foi diferente.

Calendários adiados e/ou cancelados. As incertezas sobre o futuro do esporte foram invitáveis e diante de todo esse caos, os profissionais da preparação física tiveram que se desdobrar afim de conseguir formas eficazes para combater o tempo de inatividade. A necessidade de adaptação talvez foi o maior trunfo para os atletas diante dos diferentes cenários de isolamento. Enquanto alguns dispunham de boa estrutura, com academia completa dentro de suas casas, outros se viam num espaço pequeno, onde qualquer tipo de exercício passou a ser uma adversidade.

 Agora chegou a hora de recuperar o tempo perdido, tempo em que os treinamentos não foram acompanhados por profissionais devidamente preparados. É hora da pré-temporada, tempo essencial para a preparação de um atleta ao longo do ano que se inicia. Os impactos causados pela falta de treinos afetam, especialmente, a potência muscular. Além disso, a resistência é outro fator impactado após um longo período sem o devido treinamento correto. Seja profissional ou amador, é necessário que se faça uma pré-temporada com uma equipe experiente e que estará a todo o momento ajudando na sua preparação.

 Umas das atividades mais importantes para os praticantes dos esportes off-road realizarem nesta época de início de ano são os cursos de pilotagem e para quem acha que é só subir em uma moto e sair por aí curtindo a natureza, está muito enganado. Estes cursos não trazem somente as informações e treinamentos que garantam uma segurança continua nas trilhas e pistas. Além de proporcionarem planos de conhecimentos para que você saiba quais os limites de sua moto, eles também orientam sobre a importância da utilização dos equipamentos de proteção, exercícios físicos e um dos itens mais importantes, porém, muito pouco conhecido pelos pilotos, a nutrição que traz uma alimentação balanceada que permite ao piloto um bom rendimento em dia de prova ou trilha.

PRÓ MOTO conversou com alguns pilotos de diferentes modalidades. Alguns deles ministram cursos de pilotagem e todos destacaram a importância de participar de uma pré-temporada. Veja a seguir:

CONTINUE ESSA LEITURA, CLIQUE AQUI

*Conteúdo gratuito