GASGAS Conclui série AMA Supercross

Barcia fecha na quarta posição geral no campeonato 450SX

GASGAS Conclui série AMA Supercross
Foto: AMA Supercross






A equipe Troy Lee Designs / Red Bull / GASGAS Factory Racing encerrou sua primeira temporada do AMA Supercross Championship esta noite em Salt Lake City, Utah, com todos os três pilotos da equipe sob a tenda. Na classe 450SX, Justin Barcia terminou em sétimo no Evento Principal, selando o acordo com o quarto lugar na classificação do campeonato de 2021. Foi uma casa cheia na classe 250SX, já que os pilotos das divisões Leste e Oeste se enfrentaram no Evento Principal, alinhando assim os companheiros de equipe Pierce Brown e Michael Mosiman pela primeira vez em toda a temporada. Foi Brown quem saiu na frente ao terminar em sétimo lugar, enquanto Mosiman sofreu uma queda na primeira curva que se revelou difícil de recuperar.

  • A equipe Troy Lee Designs / Red Bull / GASGAS Factory Racing encerrou sua primeira temporada de SX.
  • As classes 250SX convergiram para um Powerhouse Main Event e Pierce Brown saiu em sétimo no MC 250F.
  • Justin Barcia completa o Campeonato 450SX com o quarto lugar geral a bordo do MC 450F.

Barcia veio para a rodada final em busca de redenção após um encontro difícil em Utah no fim de semana passada. Ele se classificou em nono no início do dia. Na classificação, Barcia carregou sua MC 450F para fora da linha e direto para a batalha na frente. Posicionado entre  quatro pilotos, ele continuou se impondo e mantendo uma distância de ataque aos três primeiros, terminando em quarto lugar.

No Evento Principal, Barcia não obteve a largada que procurava ao voltar para a 12ª posição na primeira volta. Ele trabalhou duro para romper o campo no início, fazendo seu caminho até a nona em cerca de sete voltas. Apesar de seu senso de urgência, Barcia lutou para manter os passes firmes na primeira metade da corrida, mas ele continuou a se impor e finalmente conseguiu mais duas vagas para terminar em sétimo.

Barcia: “Senti-me bem durante todo o dia e estava confortável com a moto e a pista, mas terminar em sétimo não foi a forma como queria terminar a temporada. No geral foi um ano sólido, terminei em quarto lugar no campeonato. No próximo ano teremos algumas melhorias a fazer, mas para a primeira temporada de Supercross com a equipe, foi muito agradável e divertido e temos muito mais para mostrar para o próximo ano, então vamos continuar trabalhando forte”.

O calendário do 250SX mostrou uma dinâmica interessante na rodada final, já que cada divisão teve suas próprias sessões de qualificação e corridas de calor, que então se canalizaram em um LCQ combinado com o Evento Principal para os 22 pilotos mais rápidos da noite. Pierce Brown, o décimo classificado na divisão 250SX Oeste, não teve a melhor largada em sua corrida de calor, pois começou entre os 10 primeiros na primeira volta. Ele pegou o ritmo e avançou até o sexto, pouco antes da metade, e terminou forte em sexto.

Para o Evento Principal, o nível de competição foi o mais alto de todos os tempos, com os pilotos mais rápidos do país se preparando para a vitória final. Brown conseguiu uma largada em sétimo lugar e lutou fora dos cinco primeiros a bordo de sua MC 250F. Mudando de sexto para sétimo mais tarde na corrida, Brown acabou terminando em sétimo na noite.

Brown: “Foi um dia tranquilo para mim. Não consegui a largada de que precisava para o Evento Principal e isso transpareceu nos resultados, estava apenas no meio de toda a corrida. Para a última rodada, estou super feliz por sair saudável e pronto para ir ao ar livre”.

Representando a divisão 250SX Leste, Michael Mosiman saiu balançando a bordo de sua MC 250F para reivindicar uma posição de qualificação em segundo lugar no início do dia. Ele carregou esse ímpeto para a corrida de calor, onde teve uma grande largada e se colocou na liderança logo na primeira volta. Com um desempenho impecável, Mosiman liderou todas as 10 voltas para garantir sua terceira vitória na corrida de bateria da temporada.

No Evento Principal, Mosiman infelizmente foi pego em um engavetamento na primeira curva e começou a corrida fora dos 20 primeiros. Ele fez o seu melhor para se apoderar do pelotão, mas com o melhor dos melhores de ambas as divisões, foi uma batalha difícil . Depois de 22 voltas de luta, Mosiman finalmente chegou ao 15º lugar para encerrar a temporada de 2021 com um resultado entre os cinco primeiros no Campeonato Leste 250SX, apesar de ter perdido duas rodadas devido a lesão.

Mosiman: “Que perto da temporada de 2021 do Supercross. Estava indo bem, mas tive uma queda muito forte ontem e estava um pouco estressado de como iria rodar hoje. Felizmente eu tive uma corrida de classificação incrível, mas uma pena que não foi a principal, porque foi quando tudo deu errado. Eu estava lá na frente na curva e acabei sendo prensado e atirado para fora da pista. Mas isso faz parte e temos outra série chegando, então o jeito peito é  começar do zero”.

Isso conclui o 2021 AMA Supercross Championship, onde a equipe Troy Lee Designs / Red Bull / GASGAS Factory Racing vai olhar em frente para a segunda parte da temporada com o AMA Pro Motocross Championship no final do mês.

 

450SX – Evento Principal
1. Cooper Webb (KTM) 29 laps; 
2. Marvin Musquin (KTM) +3.556; 
3. Chase Sexton (Honda) +5.556
7. Justin Barcia (GASGAS) +16.036

250SX E/W Showdown – Evento Principal
1. Jett Lawrence (Honda) 22 laps; 
2. Colt Nichols (Yamaha) +1.112; 
3. Hunter Lawrence (Honda) +5.608
7. Pierce Brown (GASGAS) +22.745; 
15. Michael Mosiman (GASGAS) 
  
Classificação do campeonato de 2021 - final

450SX
1. Cooper Webb (KTM) 388pts; 
2. Ken Roczen (Honda) 353; 
3. Eli Tomac (Kawasaki) 326; 
4. Justin Barcia (GASGAS) 289

250SX Leste
1. Colt Nichols (Yamaha) 210pts; 
2. Jo Shimoda (Kawasaki) 181; 
3. Jett Lawrence 177; 
5. Michael Mosiman (GASGAS) 124

250SX Oeste
1. Justin Cooper (Yamaha) 194pts; 
2. Hunter Lawrence (Honda) 181; 
3. Cameron Mcadoo (Kawasaki) 177;
11. Chris Blose (GASGAS) 88; 
12. Pierce Brown (GASGAS) 75

 

Crédito: GASGAS Press