Um passeio Gold até Búzios

Visitar uma das cidades mais elegantes do país, com uma das mais bonitas motos do mercado.

Um passeio Gold até Búzios






Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, é uma charmosíssima cidade na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, que faz divisa com Cabo Frio, município do qual se tornou autônoma em 1995. A península conta com 23 praias, entre as quais, destacam-se Geribá, João Fernandes, Azeda, Azedinha, Ferradura, Ferradurinha e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do Nudismo.

A atriz Brigitte Bardot chegou à Búzios em 1964 e a tornou conhecida no mundo todo, a ponto de ser batizada como “Saint-Tropez brasileira”. Aquilo tudo deu início à exploração turística e grande ocupação imobiliária do local.

O local que já foi um pacato reduto de pescadores  se sofisticou e é um dos destinos mais charmosos do Brasil.  Visitada por turistas do mundo inteiro (principalmente os Argentinos), possui hotéis e pousadas charmosas, restaurantes requintados, boates, bares descolados e um comércio repleto de lojas de marca. 

Companhia

Advertisement

Igualmente charmosa, a Honda Gold Wing (disponibilizada em duas versões: Gold Wing e Gold Wing Tour), recebeu uma profunda remodelação em sua nova geração. Ela ficou mais compacta e leve (- 39 kg na versão Gold Wing e -18 kg na versão Tour) que a versão precedente. Seu motor preserva a clássica arquitetura boxer de 6 cilindros, com cabeçotes Unicam de quatro válvulas por cilindro.

Aperfeiçoado na gestão eletrônica, ele pode ser ajustado de acordo com quatro diferentes riding modes – TOUR, SPORT, ECON e RAIN. Acelerador eletrônico, controle de tração, assistente de partida em subidas e sistema Start&Stop são outros aperfeiçoamentos introduzidos ao modelo Tour na versão 2019.

O propulsor ganhou mais potência (126 cv) e torque (17,34 kgf.m) além de estar 3,8 kg mais leve (versão Tour) e 29 mm mais curto que o motor da Gold Wing anterior. Sem dúvida a Gold Wing é a parceira ideal para quem quer conhecer Búzios e região, sozinho ou muito bem acompanhado.

 

Ligado nas atividades

No Centro, o comércio fecha por volta da meia-noite, mas a agitação continua pela madrugada. No verão e nos feriados, a cidade fica lotada, muito animada, porém, as estradas de acesso ficam congestionadas. Se viajar em uma sexta-feira, sugiro sair até às 15:00, depois só à noite. Já na baixa estação, Búzios é um paraíso perfeito para os que curtem tranquilidade.

A temperatura média anual é de 24º graus  e tem o índice pluviométrico mais baixo do estado de Rio de Janeiro.Armação dos Búzios, com ventos constantes, principalmente nos meses de Agosto à Outubro, é ideal para os adeptos dos esportes náuticos, como a prática de Iatismo, Windsurf e Kitesurf, nas Praias Rasa e Manguinhos. As praias ideais para o surf é Geribá e Brava.

Embora a cidade seja pequena, as praias ficam distantes umas das outras e o transporte público só circula na avenida principal, que corta a cidade. Dá para ir à maioria das praias com sua Gold Wing, sempre com um local próximo para estacionar sua moto e curtir o banho de mar.

Os deslocamentos pela cidade são facilitados pelo moderno câmbio de dupla embreagem DCT (Dual Clutch Transmission) com sete marchas (versão Tour) da Gold Wing. O piloto tem a opção de utilizá-lo no modo plenamente automático ou selecionar a marcha desejada através de comandos situados no punho esquerdo do guidão. O câmbio DCT que equipa a nova Gold Wing Tour oferece ainda a inédita modalidade Walking Mode, que movimenta a motocicleta em velocidade limitada (1,8 km/h à frente e 1,2 km/h em marcha a ré) para auxiliar o piloto nas manobras de estacionamento.

A posição de pilotagem, assim como o posicionamento do motor na estrutura, foi avançada. Tal solução associada à introdução de uma inovadora suspensão dianteira por duplo braço oscilante resultou em um comportamento estável e fluido tanto em velocidades baixas, típicas dos percursos urbanos, como em rápidas rodovias e percursos com curvas.

 

ESTICADINHA

A bordo de uma motocicleta, todas as distâncias são mais curtas. E você tem a opção de dar uma esticadinha até a Casa do Alemão, em Petrópolis. Lá encontrará uma das melhores salsichas com mostarda alemã do mundo. Não se preocupe com as ladeiras da cidade imperial, pois a Gold Wing conta com o Hill Start Assist, verdadeira “eletrônica mão na roda”. Este sistema mantém o freio da moto acionado automaticamente, até que o piloto acelere e comece a soltar a embreagem. Isso evita que a moto recue, nas arrancadas em ruas inclinadas. Basta uma pequena inclinação para os sensores da moto acionarem este sistema de apoio. Anote aí, a Casa do Alemão fica na Av. Ayrton Sena 927, no Bairro da Quitandinha.

 

CONECTIVIDADE

Seja em Búzios ou fora, você deve estar sempre conectado com seus amigos, familiares e, também com os negócios. A Honda tratou de preparar um painel que se adapta aos celulares, tanto os que possuem sistema operacional Android (Android Auto), quanto os com sistema IOS, da Apple (Apple Carplay). Você consegue utilizar seu aplicativo de mapas, receber mensagens SMS, ouvir aquele podcast preferido e claro, atender às chamadas do seu telefone, utilizando o sistema de som da motocicleta. Claro que recomenda-se ter o máximo de cuidado, mantendo o foco na condução da sua motocicleta, sempre.  

 

HISTÓRIA

Os primeiros habitantes locais foram os índios Tupinambás, um subgrupo da nação dos Tamoios. Eles viviam da caça, pesca, do cultivo do milho e da mandioca. Nessa terra era encontrada o Pau-Brasil, valiosa madeira-de-lei, alvo preferido dos corsários (uma espécie de piratas, com aval da coroa de seu respectivos países). Eles negociavam com os índios Tupinambás, o tráfego do Pau-Brasil para a Europa.

Do contrabando de pau-brasil, os portugueses passaram para o tráfico de escravos africanos que eram desembarcados clandestinamente em diversos ancoradouros da aldeia e daí levados para o Rio de Janeiro. Dezenas desses escravos ficaram nas fazendas da região.

A recente transformação do povoado começou em 1964, com a temporada de férias da atriz Brigitte Bardot e seu namorado, Bob Zagury, que ficaram hospedados em uma casa na Praia de Manguinhos. Muito noticiado pela imprensa na época, Búzios foi descoberta e tornou-se um dos pontos mais sofisticados e procurados do verão brasileiro, inclusive por estrangeiros. Em sua homenagem, a Prefeitura local criou a Orla Bardot, na Praia da Armação, e instalou ali uma estátua de bronze da atriz em tamanho natural. O cinema local também leva seu nome. Existem outras dezenas de referências a ela em todos os cantos da cidade.

CONFORTO

Engana-se quem pensa que a Gold Wing é inadequada para cidades de praia com calçamentos irregulares em algumas das ruas. A nova suspensão dianteira da Gold Wing conta com a função amortizante do sistema, separada do sistema de direção, que resulta em 40% a mais de agilidade na ação do guidão. A suspensão traseira é também inédita e se vale de uma balança de suspensão do tipo monobraço Pro-Arm conectada ao sistema Pro-Link, solução que favoreceu aspectos de manutenção e design, contribuindo para a ação mais progressiva da suspensão traseira, que assegura maior estabilidade e conforto.

Tanto a suspensão dianteira como a traseira da versão Tour dispõem de regulagem eletrônica automática, que obedece à seleção do Riding Mode. Também é possível intervir na regulagem da pré-carga da mola do amortecedor posterior através de um prático comando elétrico. São quatro as opções de ajuste consoantes à utilização: só piloto, piloto+bagagem, piloto+passageiro e piloto+passageiro+bagagem.

Quanto aos freios, na nova Gold Wing está presente o consagrado sistema D-CBS (Dual Combined Braking System) com ABS de última geração, que distribui a potência frenante nas duas rodas de acordo com o ajuste do Riding Mode. O freio dianteiro tem cálipers de seis pistões que atuam em dois discos de 320 mm, na traseira o cáliper é de três pistões e o disco 316 mm. O pneu dianteiro é 130/70 R18, enquanto, atrás o pneu é um 200/55 R16. Por último, mas nem por conta disso menos importante, há o fato de a Honda GL 1800 Gold Wing Tour continuar sendo a única motocicleta da atual produção mundial dotada de Airbag de série.

RESUMO

Confira a seguir as principais características da nova Honda Gold Wing:

  • Linhas aerodinâmicas, visual contemporâneo e alta tecnologia
  • Sistema de gestão e controle do aquecimento e dos fluxos de ar
  • Para-brisa regulável eletricamente variando inclinação e altura
  • Cruise Control de ação gradativa com sistema TBW (Throttle By Wire)
  • Ampla capacidade de carga e top box para dois capacetes integrais
  • Display TFT de 7" com informações completas de áudio e navegação
  • Conectividade Apple CarPlay, Bluetooth e USB
  • Full-LED e indicadores de direção com desarme automático
  • Smart Key com comando para abertura de malas laterais e top box
  • Chassi dupla trave de alumínio
  • Suspensão dianteira por duplo braço oscilante
  • Suspensão traseira com nova balança monobraço Pro-Arm
  • Regulagem eletrônica das suspensões com base no Riding Mode
  • Pré-carga da mola/amortecedor traseiro regulável eletricamente (Tour)
  • Freios combinados D-CBS (Dual Combined Braking System) com ABS
  • Motor boxer 6 cilindros de 1.833 cc, cabeçotes de 4 válvulas
  • Acelerador eletrônico TBW (Throttle By Wire) e 4 Riding Modes
  • Controle de tração HSTC (Tour)
  • Start&Stop com sistema ISG (Integrated Starter Generator)
  • Sistema HSA (Hill Start Assist) para saídas em subida
  • Câmbio DCT (Dual Clutch Transmission) com 7 marchas (Tour)
  • Função ‘Walking Mode’ para manobras de estacionamento
  • Integração total entre os 4 Riding Mode e o câmbio DCT (Tour)

A Honda Gold Wing está disponível nas cores cinza fosco para a versão GL 1800 Gold Wing e vermelha para a versão GL 1800 Gold Wing Tour. Esta última se difere oferecendo a transmissão DCT de 7 velocidades - ante a de 6 marchas convencionais na versão Gold Wing - airbag, suspensão traseira com ajustes eletrônicos pré-definidos em quatro posições (somente piloto, piloto e bagagem, piloto e passageiro, piloto, passageiro e garupa), altura do para-brisa e top box adicional. O preço público, base estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro, é de R$ 142.012,00 na versão Gold Wing e R$ 162.812,00 na versão Tour. Quem adquirir a moto até o final do mês terá 1 ano de seguro grátis. Todos os modelos possuem garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem e Honda Assistance válido no Braisl e outros 5 países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai).

CONCLUSÃO

A Honda Gold Wing é indiscutivelmente o “padrão ouro” das grandes motos de turismo. Para pilotar uma Gold Wing, você precisa primeiro ter alguma experiência de pilotagem em máquinas mais leves e menos potentes. Se você se sente confortável em dirigir uma moto deste porte e está interessado viagens confortáveis por todo o Brasil (claro, em estradas asfaltadaS), então esta é a moto para fazer isso. Poucas motocicletas ainda podem se orgulhar de usar um motor que foi originalmente concebido em 1972. Sem dúvidas, o Sr. Shoichiro Irimajiri foi um projetista brilhante e nem ele poderia ter previsto o sucesso de seu SOHC flat six refrigerado a líquido. Esta é a história de sucesso da M1, a famosa Gold Wing, que sem dúvida terá longos e gloriosos anos pela frente.