Dobradinha Honda no AMA

Roczen e Sexton dominaram a classe 450SX em Atlanta

Dobradinha Honda no AMA
Fotos: AMA Supercross






Com uma vitória impressionante do início ao fim a bordo de sua CRF450R, Ken Roczen projetou-se de volta à disputa pelo título na corrida Atlanta Motor Speedway de terça-feira, o segundo de três eventos consecutivos no local da Geórgia. O alemão liderou sua corrida de classificação, pegou o holeshot do evento principal e fez a volta mais rápida em seu caminho para uma margem de vitória de quase 8 segundos. Foi a quarta vitória de Roczen do ano e a 19ª de sua carreira, mas a primeira desde a corrida de 6 de fevereiro em Indianápolis 3, e isso o colocou a 13 pontos do líder da busca pelo título, com três eventos restantes na 17ª rodada Séries.

 

Enquanto isso, o seu companheiro de equipe, Chase Sexton, também foi impressionante, terminando como vice-campeão pela segunda vez em três dias. O nativo de Illinois ficou em terceiro após as primeiras voltas e passou para o segundo lugar na segunda volta de 14, e foi aí que correu pelo resto da corrida.

Na 250SX West action, Hunter Lawrence teve um desempenho sólido e ficou em segundo lugar a bordo de sua CRF250R. O australiano foi sexto no reinício do evento principal e perdeu várias posições no início, mas a partir da nona, ele avançou firmemente no pelotão, garantindo a segunda posição a duas voltas do fim e permanecendo lá até o a bandeirada final.

 

NOTAS

  • Com apenas alguns dias entre as rodadas Atlanta 1 e Atlanta 2, a Team Honda HRC passou a maior parte do tempo no autódromo, preparando as motos para a última corrida de terça-feira da temporada.
  • Na segunda-feira, o piloto da equipe Honda HRC, Ken Roczen, autografou uma peça de guitarra personalizada e uma impressão personalizada para ser distribuída em um leilão online para o St. Jude Children’s Research Hospital. Chase Sexton participou de uma entrevista virtual para o Race Day Live.
  • Roczen participou das cerimônias de abertura na terça-feira, que incluíram um vídeo especial de introdução que foi filmado na pista de corrida na tarde de segunda-feira. No vídeo, Roczen dirige um Acura NSX 1997 (um de apenas 9.000 produzidos). A propósito, era o mesmo carro que tinha sido usado em 2011 para um vídeo da cerimônia de abertura inspirado em Smokey e o Bandit com o então piloto da equipe Honda HRC Trey Canard e Miss Supercross Dianna Dahlgren.
  • Atlanta experimentou clima seco e quente na terça-feira, com temperaturas em torno de 84º F no momento em que o programa noturno começou.
  • O treino livre viu Roczen terminar em primeiro na classe 450SX, com Sexton em segundo. Lawrence postou a terceira volta mais rápida na classe 250SX West.
  • Em tempos de prática de qualificação 450SX combinados, Roczen foi o segundo mais rápido com uma melhor de 1’34.570", e Sexton foi o próximo com 1’34.631". Os pilotos da SmarTop / Bullfrog Spas / MotoConcepts, Broc Tickle e Benny Bloss, foram 15º e 23º, respectivamente, enquanto o piloto da Muc-Off Honda, Mitchell Oldenburg, teve o 14º melhor tempo.
  • Em tempos de qualificação combinados 250SX West, Lawrence foi o terceiro mais rápido com um 1’38.637 ”. Mitchell Harrison, da Muc-Off Honda, foi 17º, Kyle Peters e Enzo Lopes, da Phoenix Racing Honda, 14º e 15º, respectivamente, e os pilotos da FXR Chaparral Honda, Carson Mumford e Coty Schock, 11º e 19º.
  • Na segunda corrida de calor 250SX carregada pela Honda, Lawrence completou a primeira volta em segundo antes de passar para a liderança, então perdeu uma posição na volta final para terminar em segundo lugar. Harrison estava alguns segundos atrás em terceiro, seguido de perto por Schock. Mumford e Lopes também se classificaram diretamente para a principal, terminando em sexto e sétimo lugares. Peters terminou em quinto na primeira bateria.
  • A primeira corrida de calor 450SX foi uma prévia do evento principal, com Roczen começando na frente e dominando, chegando a uma margem de vitória de mais de seis segundos. Oldenburg também avançou da bateria com um resultado em oitavo lugar. Na segunda bateria, Sexton correu em terceiro no início, antes de avançar uma posição na volta quatro e terminar em segundo. Cócegas foi o sétimo.
  • Atlanta 2 foi a primeira vez que os pilotos da Honda terminaram 1-2 em um evento principal da categoria rainha desde 19 de março de 2011, quando Trey Canard, da Team Honda, e Chad Reed, da Two Motorsports, postaram resultados de primeiro e segundo lugares em Jacksonville, Flórida, redondo.
  • A 15ª rodada da série AMA Supercross acontece nas mesmas instalações do Atlanta Motor Speedway no sábado, antes da transição das equipes para Salt Lake City para as duas corridas finais.

Ken Roczen: “Mudei muito minha mentalidade para a corrida de hoje à noite. Tudo começou já nos treinos livres, com a definição do tempo da volta mais rápida apenas por ser agressivo. Ao  mesmo tempo, fizemos algumas mudanças na moto que ajudaram, mas é claro que nem sempre é comprovado até que você comece a correr. Fizemos várias mudanças ao longo do dia e parece que valeu a pena. Estava entusiasmado com a forma como estava a rodar, mas sabia que o evento principal ia ser longo, apenas por causa da forma como a pista era difícil e longa. Estou tão entusiasmado com a Honda por ter conseguido uma primeira e uma segunda; foi uma grande noite para nós, também na perseguição de pontos, e espero que possamos continuar e voltar e lutar novamente por Atlanta 3”.

Chase Sexton: “Foi uma boa noite, obviamente, terminar no pódio é sempre bom. Eu me senti bem o dia todo; a pista mais rápida realmente parece ser adequada para mim, apenas tendo mais espaço no geral, para me mover um pouco e ter opções diferentes. Gostei muito da pista e obviamente está valendo a pena subir ao pódio duas vezes aqui. Os segundos lugares vão envelhecer muito rápido, eu só quero mais, mas é legal ver a Honda 1-2 no pódio. Estou ansioso para construir neste sábado e vamos tentar obter nova vitória”.

Hunter Lawrence: “Foi um dia difícil, na verdade. Lutámos com a afinação da moto durante todo o dia e depois da corrida de calor a equipe tomou uma decisão muito boa. Fizemos uma mudança chocante para o evento principal, Fiquei feliz com a sensação da moto. Na primeira parte da corrida, antes de receber a bandeira vermelha, estava me sentindo muito bem, mas depois caí na chuva. Felizmente, essa corrida foi cancelada e pudemos começar de novo. Não tive uma largada melhor, mas continuamos lutando durante todo o caminho. Tive uma viagem muito boa e estou muito contente com isso”.

Erik Kehoe, Líder de equipe: “A noite passada foi emocionante para a equipe, todo o trabalho duro e dedicação foram recompensados ​​com uma grande vitória para Ken e o segundo para Chase e Hunter! A equipe fez um ótimo trabalho na preparação para as condições da pista seca, e mostrou excelentes resultados. Parabéns a todos da equipe pelo trabalho bem feito”.

 

Crédito: Honda Racing Corporation