Kawasaki vai trazer KX 250X para o Brasil

Montadora fez evento para anunciar a chegada do novo modelo que poderá ser utilizado nas trilhas e competições de enduro. Modelos KX 250, KX 450 e KX 450X também estão confirmados.

Kawasaki vai trazer KX 250X para o Brasil






A Kawasaki do Brasil confirmou nesta quinta-feira uma novidade interessante para o mercado brasileiro. Recentemente lançada no exterior, a KX 250X* chegará para concorrer pelo mercado de Enduro. PRÓ MOTO esteve presente ao evento de apresentação, na pista da Pirelli, em Elias Fausto, interior de São Paulo. 

*A fábrica japonesa não utiliza mais a letra " F " para designar seus modelos 4 tempos. 

Trilheiros, endureiros e todos os apaixonados por acelerar em meio à natureza, contarão com mais uma opção a partir de agora. A Kawasaki KX 250X carrega um legado de grandes conquistas da fabricante japonesa. O modelo garante ser uma espécie de "topa-tudo" para a prática do off road em todas as suas modalidades, seja para pilotos amadores ou profissionais. 

Ela é baseada em sua versão de Motocross, a KX 250. No caso do modelo "X", ele recebeu ajustes importantes para transpor os trechos de pedras, cruzar rios, encarar subidas íngremes, trilhas fechadas e os saltos das provas de Rally, Enduro e Cross Country.

Uma das mudanças mais significativas para  quem pratica off road e se diverte nos fins de semana por trilhas de todo o país é a adoção de roda traseira aro 18”, de fábrica, comportando pneus de perfil mais alto, ideais para terrenos de pouca aderência e que exigem calibragem mais baixa.

Além disso, conta também com

  • partida elétrica
  • descanso lateral
  • suspensões mais macias
  • relação final específica para enduro


O quadro foi projetado para  proporcionar  uma  tocada  suave, mesmo nos trechos mais difíceis. Esguio e leve nas mudanças de direção, mais estreito na parte de cima, próxima do assento e ligeiramente mais largo na parte de baixo, oferecendo melhor apoio para o piloto, que conta ainda com carenagem minimalista e tanque na mesma linha do assento, oferecendo mais espaço de movimentação ao piloto sobre a moto. 

A moto compartilha o novo chassi e balança derivados do modelo KX 450 e utilizados na KX 250 de motocross. A leveza e a resistência do alumínio composto por partes forjadas, extrudadas e fundidas de forma a oferecer precisão nas manobras, mais tração e ótima leitura do terreno em conjunto com as suspensões.

Por falar nisto, as suspensões  foram  otimizadas  e  estão  mais  macias , quando  comparadas a versão de motocross. Na dianteira uma KYB invertida com funcionamento a mola e óleo, bengalas de 48mm de diâmetro e 314mm de curso, tendo ainda 23 opções de ajuste de compressão e 20 de retorno. A superfície dos tubos recebeu tratamento especial da Kashima Coat, para melhor fluidez no acionamento e resistência a abrasão. Na traseira, amortecedor  com  316mm  de  curso  acoplado  a  balança  no  sistema  Uni  Trak,  que permite montagem da suspensão em uma posição mais baixa, ampliando o curso e também a precisão do conjunto, melhorando a absorção de impactos enquanto oferece controle mais apurado na pilotagem. Para um acerto minucioso dos pilotos, controle duplo  de  compressão,  onde é  possível  fazer  ajustes  separados  para  alta  e  baixa velocidade (2.25 de alta e 21 de baixa), 38 de retorno e ajuste de pré carga. 

A ergonomia ajustável da moto permite adequar a KX 250X para diferentes pilotos com variados tipos físicos e estilos de pilotagem. É possível escolher a posição do guidão Renthal que acompanha o modelo entre quatro opções, para melhor adequação do Ergo-Fit: 25mm para frente, 15mm para  frente,  standard  ou  10mm  para trás.  Os  pedais  de  apoio  também  podem  ser ajustados, oferecendo duas posições: standard e 5mm mais baixa.

Com a adoção da embreagem hidráulica, como na KX 450, os pilotos podem usufruir da leveza no acionamento do manete e da precisão nas trocas de marcha que rendem segundos valiosos na pista. Além disso, reduzem a fadiga nos braços e o cansaço das constantes trocas de marcha em trechos mais travados. Por utilizar molas cônicas, o acionamento é muito leve, facilitando o controle em “meia embreagem”. Os discos  de  fricção  ficam  ligeiramente  deslocados  para  uma  separação  mais limpa, evitando o arrasto e aumentando a precisão ao acionar o manete.

Devidamente ajustado para oferecer o melhor desempenho também no Cross Country, o motor é o mesmo utilizado na irmã voltada para as pistas de motocross, que utiliza injeção eletrônica dupla Keihin e entrega desempenho em uma ampla faixa de rotações. Mais potente e com mais RPMs, o motor recebeu ajustes  finos  que  extraíram  aproximadamente 1,4cv  de  força  extra  e elevaram  as rotações  a  14.500RPM  para  oferecer  desempenho  máximo  ao  torcer  a  manopla.  As mudanças trouxeram melhora significativa em baixas e médias rotações, enquanto em altos giros a moto ganha mais força e explosão.

Baseada  em  tecnologia  criada  nas  pistas  do  Mundial  de  Superbike,  o  sistema  de acionamento  de  válvulas  Kawasaki  despeja  performance  nas  câmaras  e  deixa  a agressividade na pilotagem por conta do piloto. Sempre na vanguarda das tecnologias, a KX 250 foi a primeira moto de produção a oferecer injeção eletrônica dupla (2012), onde  um  dos  bicos  fica  encarregado de  realizar  entregas  suaves  e  respostas instantâneas enquanto o outro serve para gerar força bruta.

O modelo vem equipado com o controle de largada KLCM (Kawasaki Launch Control Mode), que ajusta ao toque de um botão, o mapa de potência, priorizando  a  tração  em  pisos  de  baixa aderência. Além deste mapa, exclusivo do sistema de largada, existem outras três opções de ajuste para os pilotos escolherem de acordo com sua leitura de pista. O DFI é um conjunto de plugues que podem ser substituídos facilmente sem auxilio de ferramentas e serve para ajustar a injeção eletrônica da motocicleta. O preto  (hard),  que  sai  de  fábrica  com  a  KX  250X  e  tem comportamento  suave, entregando potência enquanto prioriza aderência em terrenos de solo compactado, o verde (standard da versão MX) e o branco (soft) que oferece um mapa mais agressivo, ideal para terrenos lamacentos ou com terra muito fofa. 

Para trazer a comodidade da partida elétrica foi preciso adicionar uma bateria Li-ion, mais leve e compacta que as convencionais, além de um dispositivo de descompressão automática na câmara de exaustão para facilitar as partidas.

A KX 250X já vem com outros adicionais

  • protetor de motor na parte de baixo
  • capa protetora na bomba d’água
  • protetor de disco traseiro.

O descanso lateral permite parar a moto em qualquer lugar para uma pequena pausa no caminho ou deixá-la estacionada até a próxima trilha.

O freio a disco dianteiro tem 270mm de diâmetro, com pinça de pistão duplo. Na traseira, disco de 240mm e pinça de pistão simples. A moto sai de fábrica com pneus Pirelli Scorpion MX Extra X, sendo: na dianteira 80 x 100 x 21 (51M) e na traseira 110 x 100 x 18 (64M), envolvendo as aros com medidas 21” e 18” respectivamente, ideais para a prática da modalidade, diferente da versão MX que utiliza aros 21 x 19.

A transmissão recebeu coroa com um dente a mais que a versão de pista e está configurada em 51D/13D, melhorando com isso a tração e o controle em trilhas e estradões, oferecendo mais elasticidade no uso, aproveitando melhor as faixas de torque do motor.

A nova Kawasaki KX 250X tem preço público sugerido de R$ 48.990,00 + frete e estará disponível nos concessionários Kawasaki a partir de 2021 

FICHA TÉCNICA 

MOTOR

Tipo: monocilíndrico, 4T, DOHC, 4 válvulas

Cilindrada: 249cc

Torque Máximo (kgf.m): não informado

Potência Máxima (cv): não informado

Diâmetro x Curso: 78 x 52.2mm

Taxa de Compressão: 14.1 x 1

Sistema de Ignição: digital DC-CDI

Sistema de Lubrificação: forçada, cárter semi seco

Alimentação: injeção eletrônica Keihin

Arrefecimento: a líquido

TRANSMISSÃO

Câmbio: 5 marchas

Redução Primária: (67/20) 3,350

Redução Final: (51/13) 3,923

Relação de Transmissão: final por corrente

1ª           (28/13) 2,154

2ª           (26/15) 1,733

3ª           (23/16) 1,438

4ª           (21/17) 1,235

5ª           (23/22) 1,045

Embreagem: hidráulica, acionamento manual, multidiscos em banho de óleo

CHASSI

Tipo: perimetral

Material: alumínio

SUSPENSÃO

Dianteira: invertida KYB, canelas de 48mm, ajustes de compressão e retorno, 314mm de curso

Traseira: monoamortecedor em balança, sistema Uni Trak, ajustes de compressão, retorno e pré carga, 316mm de curso

FREIOS

Dianteiro: disco único, 270mm e pinça de pistão duplo

Traseiro: disco único, 240mm e pinça de pistão único

PNEUS

Dianteiro: Pirelli Scorpion MX Extra X 80 x 100 x 21 (51M)

Traseiro: Pirelli Scorpion MX Extra X 110 x 100 x 18 (64M)

DIMENSÕES

Comprimento: 2.170mm

Largura: 820mm

Altura: 1.260mm

Peso: 108,6kg pronta para uso

Altura do Assento: 945mm

Distância Entre Eixos: 1.480mm

Distância Mínima do Solo: 330mm

Ângulo de Cáster: 27,8º

Trail: 123mm

CAPACIDADES

Tanque de Combustível: 6,2 litros

Reserva: não se aplica

OUTRAS INFORMAÇÕES

Sistema de Partida: elétrica

Cores: Lime Green

Preço Sugerido: R$ 48.990,00 + frete