Nova KTM 1290 super aventura

Projetada para cruzar os terrenos mais selvagens e desafiadores

Nova KTM 1290 super aventura
Fotos: KTM Press Service






A segunda parcela da nova geração de modelos KTM ADVENTURE da classe  vem na forma da nova KTM 1290 SUPER ADVENTURE R. Projetada para cruzar os terrenos mais selvagens e desafiadores, esta motocicleta tem a capacidade de levar aventureiros a qualquer lugar.

Pronta para fincar sua bandeira em qualquer lugar do planeta, a KTM 1290 SUPER ADVENTURE R 2021 foi projetada do zero com uma extensa lista de atualizações inovadoras.

 

Agilidade off-road

Pilotar a KTM 1290 SUPER ADVENTURE R em terrenos acidentados da maneira mais fácil e intuitiva tem sido uma prioridade de desenvolvimento para a edição 2021 que foi totalmente redesenhada. Foi projetada uma carroceria completamente nova que oferece excelente ergonomia e permite que o combustível seja mantido no tanque o mais baixo possível para maior agilidade, um centro de gravidade mais baixo e uma sensação ainda melhor em todas as condições de direção.

Uma sensação de curva mais nítida foi alcançada movendo a cabeça de direção 15 mm para trás, realocando a seção dianteira do motor e introduzindo um novo braço oscilante de malha aberta fundido ligeiramente mais longo para maior profundidade de sensação sob aceleração. Os engenheiros da KTM analisaram e apararam cada centímetro da nova carroceria para fornecer a espessura certa e o contato piloto-moto ideal.

A sensação de controle e equilíbrio é aprimorada pelo novo tanque de combustível de três peças 23L que está posicionado mais abaixo para ajudar a equilibrar o passeio. Tal como o chassis, o chassis auxiliar também foi reconstruído e tem o acabamento com um banco desportivo escalonado com 880 mm de altura, dimensões estreitas e espaço de armazenamento prático por baixo.

Para melhorar ainda mais o manuseio está a configuração da suspensão 2021 WP redesenhada. A KTM 1290 SUPER ADVENTURE R transmite elementos da prolificidade off-road da KTM e adota o melhor da tecnologia WP XPLOR. Garfos dianteiros de 48 mm totalmente ajustáveis ​​com um curso impressionante de 220 mm apresentam funções de amortecimento divididas e potencial para modificação rápida com um giro dos respectivos botões. A mesma medida de viagem adorna o choque WP PDS. A competição do sistema foi alcançada por meio de testes no solo do deserto da Califórnia, bem como em longos trechos de paisagens variadas em toda a Europa.

 

Tecnologia sob medida para desempenho

A KTM 1290 SUPER ADVENTURE R 2021 é uma embarcação para os pacotes eletrônicos mais recentes e a continuação da colaboração com pioneiros de classe mundial, como a Bosch. Um novo sensor de ângulo de inclinação de 6 eixos filtra informações sobre o ritmo e a posição exatos da motocicleta e seu comportamento. Isso, por sua vez, afeta o grau de controle de tração da motocicleta, a regulação do deslizamento do motor, o controle de estabilidade da motocicleta e as forças do ABS off-road. Para atender às necessidades do moderno entusiasta da direção off-road, todas as ajudas ao motorista podem ser ajustadas ou desativadas.

Junto com os modos de pilotagem padrão RAIN, STREET, SPORT e OFF-ROAD, o modo opcional RALLY permite que os pilotos ajustem a resposta do acelerador para agressivo e selecionem um dos nove níveis diferentes de patinagem das rodas. As mudanças para se adequar a qualquer tipo de topografia são rastreadas através da placa TFT de 7'' totalmente nova e mais fácil de usar, que é conectada a uma nova unidade de conectividade. A visão ampliada tem menus mais rápidos e convenientes e mostra claramente as direções passo a passo indicadas pelo aplicativo KTM MY RIDE.

 

Componentes Premium

A KTM 1290 SUPER ADVENTURE R é baseada na nova LC8 Euro 5, que agora é 1,6 kg mais leve e gera 160 cv a 9.000 rpm e 138 Nm de torque a 6.500 rpm para oferecer a melhor relação potência-peso no segmento mundial. A KTM revisou os componentes internos do motor V-Twin para melhorar a dissipação de calor e reduzir as gramas na busca por um melhor manuseio.

Com grande esforço para otimizar o fluxo de ar na bicicleta, a KTM 1290 SUPER ADVENTURE R 2021 apresenta dois radiadores separados em vez da unidade de uma peça de seu antecessor. Com dutos de ar inteligentemente projetados, a quantidade de ar quente que flui para as pernas do piloto foi significativamente reduzida e a diferença é facilmente perceptível nas seções lentas e estreitas.

Graças a uma caixa de ar reformulada, os passageiros agora podem acessar facilmente o filtro de ar simplesmente removendo quatro parafusos. O próprio filtro agora apresenta nervuras verticais, em vez de nervuras horizontais, que ajudam a direcionar a poeira ou areia para o fundo da caixa de ar. No geral, um design melhor para aventureiros radicais.

Algumas atualizações de motor adicionais incluem carcaças de motor mais leves, novos pistões, engrenagens aprimoradas, lonas modificadas e acesso mais fácil ao filtro e uma unidade de escape de duas cabeças redesenhada, com o pacote atualizado tornando o LC8 mais volátil, mais confiável e mais confiável para todos os tipos de trilhos . Intervalos de serviço de 15.000 km foram alcançados novamente com um baixo consumo de combustível de 5,7 l / 100 km. Junto com o PANKL, a KTM também redesenhou o mecanismo de mudança da caixa de câmbio para ações mais rápidas, leves e responsivas. A força total desta atualização pode ser sentida através do Quickshifter + opcional, que agora tem uma operação mais rápida e precisa.

Para lidar com os rigores da vida fora do caminho, a KTM 1290 SUPER ADVENTURE R é abastecida com equipamentos de primeira linha. Os novos pneus Bridgestone específicos para o Adventure envolvem as rodas com raios de alumínio ALPINA, que podem ser tubeless com um vedante O-ring reconfortante nos bicos dos raios. Esta nova geração de KTM 1290 SUPER ADVENTURE R 2021 vem com um conjunto de pinturas e gráficos modernos e atraentes.

A tecnologia KTM RACE ON leva a ignição sem chave a um novo nível de autonomia, sensores independentes no sistema de monitoramento de pressão dos pneus fornecem personalização mais detalhada e pinças Brembo de quatro pistão de montagem radial levam todo o show a uma parada assustadora ou um deslizamento satisfatório. O para-brisa, as alavancas, os pinos e o guidão são ajustáveis ​​para aumentar ainda mais a adaptabilidade do piloto.

Como é o caso do modelo S, o novo KTM 1290 SUPER ADVENTURE R se beneficia de uma política de pacote de software opcional retrabalhada. Com o Rally Pack apresentando o modo de pilotagem RALLY, ajustador de deslizamento MTC e resposta do acelerador ajustável, o Tech Pack tudo-em-um inclui Quickshifter +, Motor Slip Regulation, Hill Hold Control, Adaptive Brake Light e todos os recursos Rally Pack.

 KTM 1290 SUPER ADVENTURE R - DESTAQUES DO MODELO

  • Ergonomia totalmente nova para maior agilidade
  • Assento redesenhado com altura inferior
  • Suspensão retrabalhada de longo curso ajustável WP XPLOR
  • Distribuição de peso otimizada com tanques de combustível mais baixos
  • Eletrônica de última geração que melhora a direção
  • Novo display TFT de 7 "intuitivo com interruptores de guidão redesenhados
  • Novo farol LED com luz diurna LED
  • Motor V-Twin revisado [EURO 5] com melhor dissipação de calor
  • Novos pneus com especificações Bridgestone Adventure

 

Joachim Sauer - Gerente de Produto KTM: “Para a KTM,‘ R ’significa‘ Rally ’e‘ Racing ’, então com a nova KTM 1290 SUPER ADVENTURE R realmente nos sentimos em nosso elemento. Abraçando todos os grandes benefícios do recém-lançado Modelo S, a KTM 1290 SUPER ADVENTURE R está aqui para definir novos padrões de desempenho off-road. Com esta nova casa de força off-road, queríamos ainda mais manuseio e, para isso, buscamos ergonomia centrada no piloto e melhor desempenho da suspensão. A nova moto também oferece um grande avanço em termos de distribuição de peso e agilidade de condução. Ganhando com o desempenho geral de nosso LC8, também fomos capazes de fornecer à KTM 1290 SUPER ADVENTURE R 2021 características técnicas inovadoras. Se alguns dos melhores momentos da aventura ocorrem ao descobrir o desconhecido, com isso os motociclistas não poderiam ter uma ferramenta melhor para o trabalho”.

A nova geração KTM 1290 SUPER ADVENTURE R estará disponível nas concessionárias KTM internacionalmente a partir de março de 2021. Para os mercados da América do Norte, estará disponível no outono de 2021.

 

Crédito: KTM Press Service