KTM 1290 Super Adventure S

Um misto de maestria, engenharia e tecnologia focada no desempenho

KTM 1290 Super Adventure S
Fotos: KTM Press Service






Revigorando o segmento de motocicletas Adventure com o lançamento de seus modelos ADVENTURE acima de 1000cc nos últimos oito anos, a KTM aproveitou ao máximo o feedback do desenvolvimento para apresentar uma nova era de design focado no piloto e na tecnologia inovadora com a KTM 1290 SUPER AVENTURA S 2021.

Apresentando uma terceira geração de modelos KTM ADVENTURE com mais de 1000 cc, a KTM 1290 SUPER ADVENTURE S é a motocicleta Adventure mais esportiva e tecnologicamente avançada que já saiu da linha de produção em Mattighofen, na Áustria.  Forjada para fornecer as vantagens de um modelo esportivo e versátil com atenção pela ergonomia e conforto em qualquer terreno, em resumo é a motocicleta Adventure de alto desempenho definitiva.

 

Ergonomia redesenhada

A nova KTM 1290 SUPER ADVENTURE S, focada em um manuseio mais rigoroso, apresenta uma revisão do chassi que melhora ainda mais a distribuição de peso e  agilidade na pilotagem. Uma sensação de curva mais acentuada é conseguida movendo a cabeça de direção 15 mm para trás e reposicionando a extremidade dianteira do motor. Além disso, o braço oscilante da treliça mais aberta contribui para uma sensação mais estável sob aceleração. O chassi auxiliar foi projetado para fornecer uma altura de assento mais baixa sem sacrificar a durabilidade ou praticidade.

Ao redor do piloto está um novo tanque de combustível de 23 litros sem tampa e um conjunto de carrocerias que aumentam a sensação de agilidade da moto. Cada centímetro do revestimento foi analisado para não interferir na sensação de condução. Oferecendo conforto adicional para viagens longas, o novo assento é de dois níveis e ajustável em 20 mm. As alavancas do guidão, o novo TFT e o pára-brisa, foram desenvolvidos por meio de testes em túnel de vento e podem ser movidos 55 mm, também são personalizáveis. Na geral, a KTM 1290 SUPER ADVENTURE S se destaca por sua menor centralização de massa e refinado equilíbrio de peso.

 

Tecnologia para aumentar o desempenho

O regulamento de direção é a nova geração de ajudas eletrônicas com um nível menos intrusivo de controle de tração em RAIN, STREET, SPORT, OFFROAD e um modo RALLY atualizado (opcional). Para levá-lo ao melhor terreno de direção com menos problemas, a KTM 1290 SUPER ADVENTURE S apresenta um sistema de controle de cruzeiro adaptativo inovador como padrão para 2021. Desenvolvido em colaboração com a Bosch, o sistema de radar ajusta automaticamente à distância de segurança para o tráfego à sua frente em função de cinco estágios que pode ser ajustada com os interruptores do guidão redesenhados.

A experiência de pilotagem é ainda mais aprimorada com a novo display TFT de 7 polegadas que é conectada a uma nova unidade de conectividade para emparelhamento perfeito com o smartphone. A visão mais ampla do painel apresenta sistemas de menu mais rápidos e práticos, juntamente com infográficos estéticos claros para indicar claramente as mais diferentes seções da motocicleta. O painel fica acima de um compartimento de armazenamento redesenhado com uma tomada de carregamento USB. Para se comunicar com o novo display, a KTM 1290 SUPER ADVENTURE S vem com novos interruptores em ambos os lados do guidão, que fornecem uma experiência nova e mais perfeita. Um novo conjunto de botões de seleção rápida e favoritos permitirá alterações de configuração em tempo real e mantem o piloto atento nas estradas.

 

Componentes avançados

O coração da KTM 1290 SUPER ADVENTURE S é o V-twin revisado em conformidade ao padrão Euro5. Os impressionantes 160 cv e os 138 Nm apresentam-se de forma mais leve (-1,6 kg) graças as caixas mais finas e um novo circuito de óleo. O motor respira através  de um escapamento de duas cabeças atualizado e mudanças de marcha com um mecanismo de marcha PANKL revisado que traz grandes melhorias no Quickshifter + opcional.

Os novos pistões aumentaram ainda mais a confiabilidade e toda a unidade retém um melhor resfriamento graças a um novo sistema de água/óleo. Os dois novos radiadores trabalham com o corpo redesenhado para canalizar o ar quente para longe das pernas do piloto. Intervalos de manutenção de 15.000 km e baixo consumo de combustível completam o motor reenergizado.

Além disso, o Motorcycle Traction Control da motocicleta em função do ângulo de inclinação possui dois controladores diferentes, um para patinagem das rodas e outro para ângulo de inclinação, com dados e estratégias próprias. Os sistemas Cornering ABS e Offroad ABS são produtos do novo Controle de Estabilidade da Motocicleta da Bosch, enquanto a regulagem do deslizamento do motor é opcional.

A KTM 1290 SUPER ADVENTURE S se lançará por trilhas acidentadas graças a uma nova geração de suspensão com tecnologia WP APEX Semi-Active. O SAT se beneficia de um amortecimento aprimorado por meio de novas válvulas, enquanto o sensor de ângulo de inclinação 6D entra diretamente na unidade para uma visão geral completa do comportamento do piloto.

Parte da linha atualizada da KTM PowerParts especialmente projetada para a KTM 1290 SUPER ADVENTURE S é o pacote Suspension Pro que oferece amortecimento individual para o garfo e amortecedor, ajuste automático de pré-carga e configuração ajuste liga/desliga. Com o Rally Pack adicional, incluindo o modo RALLY Riding e o respectivo MTC Slip Tuning, todos os recursos da Suspension Pro e Rally Pack, juntamente com o Quickshifter +, Motor Slip Regulation, Hill Hold Control e Adaptive Brake Light estão incluídos em todos um técnico embalar Tech Pack.

Nova KTM 1290 SUPER ADVENTURE S – Destaques do modelo

  • Nova ergonomia -> novo tanque de combustível, assento mais baixo e novos plásticos
  • Carroceria retrabalhada -> chassi mais curto, novo chassi auxiliar e braço oscilante mais longo
  • Distribuição de peso otimizada -> maior agilidade e conforto
  • Eletrônica de nova geração -> ACC inovador e MTC de curvas retrabalhado
  • Visor TFT de 7" mais intuitivo -> acessibilidade ideal
  • Interruptores do guidão redesenhados, CCU aprimorado
  • Motor LC8 de 1301 cc revisado -> 160 hp e 138 Nm
  • Próxima geração de Semi - Suspensão ativa
  • Ecnologia opcional remodelada -> Suspension Pro, Rally Pack e Tech Pack

 

Joachim Sauer - Gerente de Produto KTM: “A KTM 1290 SUPER ADVENTURE S 2021 é uma motocicleta esportiva projetada para oferecer um prazer de dirigir incomparável em qualquer terreno. Com este modelo, a KTM entra em sua terceira geração de grandes motocicletas Travel-Enduro para aventureiros de on e off-road. Coletando feedback do mercado, nos concentramos em melhorar a sensação e ergonomia do piloto, ao mesmo tempo em que introduzimos avanços inovadores, como o Adaptive Cruise Control, o estilo KTM. Para apreciar a magia do nosso ACC, você deve considerar que as estradas ideais para experimentar o desempenho emocionante da KTM 1290 SUPER ADVENTURE S podem estar em horas de distancias. Com rodovias intermediárias, o ACC permitirá que você passe rapidamente pelo trânsito mantendo-o pronto para atacar sempre que possível. O modelo da nova geração irá levá-lo tão longe, por tanto tempo e tão duramente o quanto você quiser, mantendo o DNA original KTM forte com seu elevado potencial de desempenho”.

 

A nova geração KTM 1290 SUPER ADVENTURE S estará disponível nas concessionárias KTM internacionalmente (exceto na América do Norte) a partir de março de 2021.

 

Crédito: KTM Press Service