Off-road brasileiro de luto

Duas perdas para o esporte, em situações relacionadas à pandemia e à violência no trânsito.

Off-road brasileiro de luto






A semana tem sido particularmente difícil para duas famílias amplamente relacionadas ao motociclismo off-road no Brasil. 

No final de semana passado, Renan Dias Fernandes, natural de Ouro Branco, interior de Minas Gerais, faleceu em Portugal. O jovem, de apenas 30 anos, sofreu um acidente com sua moto, ao ser "atropelado" por um carro num cruzamento. Renan dirigia-se ao trabalho, em Lisboa, capital do País. Filho de Dernis Moreira, um dos primeiros pilotos de Enduro da região mineira, ele também era irmão de René Dias, que também pilota no regularidade. O corpo dele não foi enviado ao Brasil, devido aos protocolos do COVID. A família optou por cremar. Suas cinzas serão depositadas nas ondas de Nazaré, cidade natal de sua outra paixão, “surf”. Renan iniciou muito cedo no esporte, conforme você confere numa das fotos a seguir. 

 

ULISSES

Outro apaixonado pelo esporte nos deixou esta semana. Ulisses Wichoski, profissional de cronometragem esportiva, estava internado desde 28 de março, em Curitiba (PR), em decorrência da Covid-19. Ele chegou a apresentar melhoras discretas na função pulmonar nas últimas semanas, mas não resistiu a uma parada cardíaca. Aos 53 anos, Ulisses deixou um grande legado nas maiores competições off-roads do país. Por meio da Chronosat, empresa da qual era proprietário, exerceu a função de chefe de cronometragem dos Campeonatos Brasileiros de Rally Cross Country, Rally Baja e Enduro. Nos Sertões, inovou a operação com um sistema de aplicação imediata de penalidades durante as provas. 

Em comunicado oficial, a Confederação Brasileira de Motociclismo expressou seu pesar: "A família do motociclismo está em luto por esta grande personalidade, que deixou uma esposa, dois filhos e muitos amigos. Obrigado Ulisses, por ter sido um grande homem, marido, pai e amigo. Seu percurso foi concluído mais cedo do que o esperado, mas de forma única e especial."