Final de linha para Marc Marquez?

Rumores dão conta que a carreira do piloto espanhol pode estar chegando ao final, de forma trágica. Será que este é mesmo o seu destino?

Final de linha para Marc Marquez?






Japão e EUA unidos para salvar o braço do campeão mundial

Marc Marquez sofre com uma infecção no seu braço, possivelmente causada pela placa inserida durante a terceira operação. E isto pode exigir uma quarta cirurgia.

O multi campeão está desde semana passada internado num importante hospital de Madrid, capital espanhola e já existe a hipótese de um vôo para os EUA, visando solucionar o problema. A equipe HRC passou a administrar a situação do piloto.

De acordo com o repórter italiano Manuel Pecino, a odisséia de Marc Marquez está longe de terminar. "Agora não se fala mais em voltar à pista, mas, infelizmente, em salvar o braço do piloto. Caso a infecção se espalhe, a amputação pode até ser necessária, mesmo que muitos (como médico ortopedista especializado em motociclismo, Dr. Loris Pegoli) consideram isso uma possibilidade remota."

Entretanto, comenta-se que uma delegação dos escalões superiores da HRC deixou Tóquio para gerir as próximas escolhas do 8 vezes campeão mundial, perante as quais a possibilidade de voar para os Estados Unidos em busca de uma equipe médica que resolva a situação que persiste desde o acidente de Jerez , e que só piorou.

Ainda de acordo com Manuel Pecino, a responsabilidade desta situação recai principalmente sobre o corpo médico presidido pelo Dr. Xavier Mir e, em segundo lugar, a Alberto Puig e Tetsushiro Kuwata da Team Repsol, que não teriam contido as ambições do piloto de regressar à pista. Emilio Alzamora, por outro lado, um ex-piloto e gerente dos irmãos Marquez, insistiu que Marc levasse mais tempo para voltar à pista.

Posição oficial

A Equipe Honda publicou na semana passada uma nota sobre a situação. "A situação clínica pós-operatória de Marc Marquez foi considerada satisfatória pela equipe médica do Hospital Ruber Internacional, em Madrid. No entanto, as culturas obtidas durante a cirurgia de pseudoartrose confirmaram que havia uma infecção prévia na fratura, o que fará com que Marquez faça tratamento antibiótico específico nas próximas semanas. Marquez vai permanecer no Hospital Ruber Internacional, em Madrid."

Honda já confirmou os seus pilotos no MotoGP para 2021.
Oficialmente Marc Marquez vai correr a próxima temporada ao lado de Pol Espargarò, fechando efectivamente a possibilidade de ver Andrea Dovizioso ou o seu irmão Alex com a RC213V. 

A escolha por manter Marc Marquez escalado para 2021 provavelmente se deve a questões orçamentárias, já que o piloto tem um contrato de 4 anos com a HRC por cerca de 12 milhões de euros por temporada, que a empresa japonesa deve continuar a pagar.  Colocar outro piloto sob contrato em um momento econômico tão delicado não seria uma boa aposta.

Há quem diga que a carreira dele está encerrada e que a esperança é apenas a de recuperar parte dos movimentos (como aconteceu com Santo Feltrim), mas sem condições de competir em alto nível.

Só que o atleta Marc Marquez é mesmo muito forte e poderá surpreender a todos. Vamos torcer.