Nota aos trilheiros e pilotos, por Doutor Sérgio Rodrigo Beraldo

Devo fazer trilha ou treinar durante a quarentena?

Nota aos trilheiros e pilotos, por Doutor Sérgio Rodrigo Beraldo






"Neste cenário de pandemia pelo COVID 19 todo cuidado se faz necessário para evitar acidentes e traumatismos com necessidade de hospitalização, uma vez que isso sobrecarregaria ainda mais o sistema de saúde. Por outro lado, embora a atividade física recreativa possa ser um revigorante para a imunidade, um esforço físico excessivo pode diminuir a imunidade, ou seja, as defesas do organismo. Em tempos de crise, o bom senso deve prevalecer."

Nota da Revista Pró Moto:

Cabe a nós o bom senso, ponderar nossos atos e refletir o momento em que todos estão vivendo. Para quem é Piloto, converse com sua Família, Equipe, Patrocinador(es), e chegue à uma conclusão sensata. Para quem é trilheiro, pense: "os limites só existem se você os deixar existir".

Dr. Sérgio é Cardiologista e faz parte da Equipe Médica do Enduro da Independência, do Ibitipoca Off Road, já foi médico no Enduro das Montanhas, e trabalhou nas duas edições do Red Bull Minas Riders no Brasil. Sérgio Beraldo começou nas trilhas em 2001 com uma DT 200R e nas competições em 2004. Tem 44 anos de idade, estudou na Faculdade de Medicina de Pouso Alegre/MG, em 1999. Fez residência em clínica médica e cardiologia de 2000 a 2002. Possui título de especialização em cardiologia e atuação na área de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular pelo Departamento de Ergometria e reabilitação cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2003. Atualmente doutorando em Imagem Cardiovascular no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP.