Moto parada, como fica a bateria?

Perguntas e respostas frequentes sobre como manter as baterias em época de inatividade.

Moto parada, como fica a bateria?






Grande parte dos motociclistas está enfrentando um período de inatividade devido a pandemia do coronavírus. Aumentam a cada dia as dúvidas relacionadas à bateria das motos, à sua durabilidade e recarga, já que muitas descarregam quando ficam muito tempo sem uso. 

Confira dicas de como cuidar deste item tão importante da moto em época de isolamento social, manter a sua carga saudável e poupar dores de cabeça indesejadas. 

Porque a bateria descarrega?

É importante saber que o principal motivo para uma bateria descarregar é quando a moto fica parada por um longo período. Mas, existem outros para que isso aconteça, como percorrer apenas distâncias curtas, o que não permite que o sistema de carregamento seja completo. Acessórios elétricos excessivos em motocicletas também podem esgotar a bateria mais rapidamente, assim como acessórios ou fiação instalados com defeito ou incorretamente. Toda vez que uma bateria descarrega, perde parte da capacidade de carregar novamente.

Quanto tempo a moto pode ficar parada até que a bateria descarregue?

Em média a bateria de uma motocicleta descarrega após 2 a 4 meses sem funcionar. As mais atuais duram até um pouco mais: entre 3 a 5 meses, enquanto as mais antigas descarregam totalmente de 1 a 3 meses. 

É possível recarregar a bateria?

Sim, mas não é recomendável fazer isso muitas vezes. A natureza de uma bateria é que sua capacidade de reter uma carga é reduzida toda vez que ela 'morre'. Deixar a bateria descarregar por várias vezes pode danificá-la permanentemente, por isso o ideal é não deixar que isso aconteça.

Só ligar a moto adianta?

Depois de colocar a motocicleta em funcionamento, o ideal é rodar por um bom tempo para que a bateria recarregue totalmente. Em marcha lenta a moto não produzirá voltagem suficiente para recarregar a bateria, portanto, não a carregará de maneira confiável. Algumas baterias não têm um CCA alto, o que faz com que não aguentem a primeira partida. (CCA = primeiro start da bateria, o que requer uma grande carga de energia ao ligar a motocicleta.)

Com qual frequência preciso rodar com a moto para carregar a bateria?

Para uma bateria saudável, recomenda-se uma carga completa a cada 30 dias, no mínimo. Em motocicletas com componentes eletrônicos avançados, acessórios ou um sistema de alarme, a bateria descarrega ainda mais rápido. Por esse motivo, para quem anda menos de uma vez por semana, é recomendado ter um carregador de bateria.

Como posso identificar que a bateria está acabando sem ficar na mão? 

Partidas lentas são o sinal mais evidente de que uma bateria que está acabando. A maneira mais eficaz de se prevenir é testá-la. A empresa paranaense Motobatt, por exemplo, tem disponível no Brasil o testador de bateria com simulação de partida. O produto é controlado por microprocessador e corpo em metal resistente com três funções: checagem de polaridade, teste de carga da bateria e teste de leitor de sistema de carregamento. Ele desliga a carga automaticamente após 10 segundos segurando a voltagem.

Como posso carregar a minha bateria?

Utilize os carregadores de bateria indicados pelo fabricante ou fabricados por empresas especializadas no tema. Há opções leves e inteligentes, que monitoram constantemente a bateria e garantem que ela esteja sempre em excelente forma. Estes produtos liberam uma pequena carga na bateria, mesmo quando está totalmente carregada, evitando estufamentos, entre outros danos. 

Qual a linha de baterias indicada para a minha moto?

Atualmente, no mercado existem as linhas GEL e AGM. As baterias Gel, por exemplo, possuem uma solução em forma de gel eletrólito que diminuiu a perda de líquidos, sendo indicada para motos de uso diário e menor cilindrada. Já as baterias AGM possuem separadores de lãs de vidro: material absorvente que a torna resistente a vibrações. Essa tecnologia proporciona o ciclo de energia por mais tempo, garantindo maior eficiência e vida útil. É ideal para motocicletas com muitas funções eletrônicas, de alta performance e alta cilindrada.

LEIA AS REVISTAS PRÓ MOTO

 

Todos os meses são oferecidas, gratuitamente, duas edições, para leitura no Celular, seja por aplicativo, ou em ambiente WEB. você também pode descarregar o PDF para ler quando desejar. 

ACESSE EM AMBIENTE WEB: https://www.promoto3d.com/


Como e Onde Anunciar a Venda de Uma Moto de Trilha na Internet

 

Essa é uma dúvida muito frequente: onde posso vender uma moto de trilha na Internet?

Se você está pensando em anunciar a sua moto, e não tem ideia por onde começar, saiba que existem sites específicos de venda, mas não basta só anunciar.

Tenha em mente que, principalmente na Internet, é essencial publicar boas fotos, de forma a despertar o interesse de fechar negócio.

Nesse artigo, veja algumas dicas de deixar a sua moto com a aparência de nova e qual são os melhores canais na web para aumentar suas chances de vendê-la o mais rapidamente possível.

 

Por onde começar...

O primeiro passo para vender uma moto de trilha na Internet é tirar boas fotos, pois é isso que vai chamar a atenção de um possível comprador.

E esse apelo visual é essencial, não importa se você anuncie em sites específicos de venda de motos ou em redes sociais.

Se você não tiver uma câmera profissional, não tem problema, desde que a câmera do seu celular tenha uma boa resolução.

Nesse caso, procure um lugar com muita luminosidade, e se for possível, escolha um ambiente ao ar livre, pois tem tudo a ver com moto de trilha.

E não se esqueça de tirar o máximo de fotos possível, sob todos os ângulos, e depois selecione as que ficaram melhores.

Além das fotos, faça um pequeno texto descrevendo as principais características da sua moto, por exemplo:

  • Quilometragem/horas de uso
  • Se tem algum acessório especial
  • Estado dos pneus (novos facilitam a venda)

Enfim, tudo o que você puder escrever para convencer a pessoa que está vendo seu anúncio que a sua moto é a melhor opção.

E aí vem a dúvida: onde devo anunciar?

 

Onde vender a moto de trilha na Internet

Hoje, as pessoas pesquisam tudo na Internet, e com as motos de trilha não é diferente. Comparam preços, o estado da moto, a quilometragem, horas de uso, equipamentos etc.

Como estamos passando por um momento atípico por conta da pandemia do novo Coronavírus, anunciar e vender a moto de trilha na Internet é o caminho.

É claro que existem sites específicos para isso, mas é preciso tomar alguns cuidados.

De repente, você anunciou a moto e vamos supor que uma pessoa se interessou. Você vai precisar se cercar de alguns cuidados, porque assim como existem pessoas de boa fé, a Internet está cheia de golpes.

Por isso, não passe nenhum dado pessoal, como número de RG, CPF ou endereço. E antes de fechar negócio, busque o máximo de informações sobre o possível comprador.

Uma outra maneira de anunciar a sua moto é postando nas suas redes sociais, e saiba que o Instagram é a que apresenta os melhores resultados.

Isso porque a base do Instagram está no visual, e sem falar que existem vários grupos de apaixonados por motos de trilha.

Assim como anunciar em sites, no Instagram, o seu foco será em captar as melhores fotos da sua moto e postar. E logo, começará a receber curtidas e contatos de pessoas interessadas.

 

E como vender?

Você viu que o caminho a seguir neste momento é anunciar na Internet, certo?

É claro que você mesmo pode tirar as fotos da sua moto e postar no Instagram, não tem mistério algum, desde que você siga as dicas que passamos acima.

Por exemplo, nós, da Revista PRO MOTO, fazemos o próprio marketing de nossas publicações, mas tem uma parte que terceirizamos, e deixamos nas mãos de uma agência de marketing digital em Goiânia, que é quem realmente tem domínio do assunto. Não é o caso para se anunciar a venda da sua moto mais na internet tem dicas bacanas que talvez sejam interessantes.

São profissionais que estudaram as melhores técnicas para despertar o interesse de usuários da Internet, e isso facilita muito o seu trabalho na hora de anunciar e vender a sua moto de trilha na Internet.

 

Sites para anúncio de venda de motos: 

 

Instagram para anúncio de venda de motos: