Moto parada, como fica a bateria?

Perguntas e respostas frequentes sobre como manter as baterias em época de inatividade.

Moto parada, como fica a bateria?






Grande parte dos motociclistas está enfrentando um período de inatividade devido a pandemia do coronavírus. Aumentam a cada dia as dúvidas relacionadas à bateria das motos, à sua durabilidade e recarga, já que muitas descarregam quando ficam muito tempo sem uso. 

Confira dicas de como cuidar deste item tão importante da moto em época de isolamento social, manter a sua carga saudável e poupar dores de cabeça indesejadas. 

Porque a bateria descarrega?

É importante saber que o principal motivo para uma bateria descarregar é quando a moto fica parada por um longo período. Mas, existem outros para que isso aconteça, como percorrer apenas distâncias curtas, o que não permite que o sistema de carregamento seja completo. Acessórios elétricos excessivos em motocicletas também podem esgotar a bateria mais rapidamente, assim como acessórios ou fiação instalados com defeito ou incorretamente. Toda vez que uma bateria descarrega, perde parte da capacidade de carregar novamente.

Quanto tempo a moto pode ficar parada até que a bateria descarregue?

Em média a bateria de uma motocicleta descarrega após 2 a 4 meses sem funcionar. As mais atuais duram até um pouco mais: entre 3 a 5 meses, enquanto as mais antigas descarregam totalmente de 1 a 3 meses. 

É possível recarregar a bateria?

Sim, mas não é recomendável fazer isso muitas vezes. A natureza de uma bateria é que sua capacidade de reter uma carga é reduzida toda vez que ela 'morre'. Deixar a bateria descarregar por várias vezes pode danificá-la permanentemente, por isso o ideal é não deixar que isso aconteça.

Só ligar a moto adianta?

Depois de colocar a motocicleta em funcionamento, o ideal é rodar por um bom tempo para que a bateria recarregue totalmente. Em marcha lenta a moto não produzirá voltagem suficiente para recarregar a bateria, portanto, não a carregará de maneira confiável. Algumas baterias não têm um CCA alto, o que faz com que não aguentem a primeira partida. (CCA = primeiro start da bateria, o que requer uma grande carga de energia ao ligar a motocicleta.)

Com qual frequência preciso rodar com a moto para carregar a bateria?

Para uma bateria saudável, recomenda-se uma carga completa a cada 30 dias, no mínimo. Em motocicletas com componentes eletrônicos avançados, acessórios ou um sistema de alarme, a bateria descarrega ainda mais rápido. Por esse motivo, para quem anda menos de uma vez por semana, é recomendado ter um carregador de bateria.

Como posso identificar que a bateria está acabando sem ficar na mão? 

Partidas lentas são o sinal mais evidente de que uma bateria que está acabando. A maneira mais eficaz de se prevenir é testá-la. A empresa paranaense Motobatt, por exemplo, tem disponível no Brasil o testador de bateria com simulação de partida. O produto é controlado por microprocessador e corpo em metal resistente com três funções: checagem de polaridade, teste de carga da bateria e teste de leitor de sistema de carregamento. Ele desliga a carga automaticamente após 10 segundos segurando a voltagem.

Como posso carregar a minha bateria?

Utilize os carregadores de bateria indicados pelo fabricante ou fabricados por empresas especializadas no tema. Há opções leves e inteligentes, que monitoram constantemente a bateria e garantem que ela esteja sempre em excelente forma. Estes produtos liberam uma pequena carga na bateria, mesmo quando está totalmente carregada, evitando estufamentos, entre outros danos. 

Qual a linha de baterias indicada para a minha moto?

Atualmente, no mercado existem as linhas GEL e AGM. As baterias Gel, por exemplo, possuem uma solução em forma de gel eletrólito que diminuiu a perda de líquidos, sendo indicada para motos de uso diário e menor cilindrada. Já as baterias AGM possuem separadores de lãs de vidro: material absorvente que a torna resistente a vibrações. Essa tecnologia proporciona o ciclo de energia por mais tempo, garantindo maior eficiência e vida útil. É ideal para motocicletas com muitas funções eletrônicas, de alta performance e alta cilindrada.

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