Valência recebe a disputa do GP da Europa

Após longas e velozes retas, agora os pilotos enfrentam um circuito tortuoso e técnico

Valência recebe a disputa do GP da Europa
Foto: g6 Comunicação Divulgação






Na última corrida da Moto2, o GP de Teruel, o piloto Sam Lowes manteve seu forte ritmo, conseguindo uma terceira vitória consecutiva para assumir a liderança do Campeonato Mundial, com sete pontos de vantagem no momento em que a temporada entra na sua reta final.

Obtendo máxima vantagem do pneu traseiro macio da Dunlop, Lowes tornou-se o primeiro piloto da temporada a conquistar a pole, a vitória da corrida, recorde de volta mais rápida da corrida e recorde de volta absoluto no mesmo fim de semana. Lowes realmente foi dominante em Aragón, enquanto Luca Marini marcou apenas 5 pontos e Bezzecchi saiu sem ponto algum. Seu rival mais próximo na busca pelo título, Enea Bastianini, terminou em terceiro. Alguns números dessa última corrida:

 

Vencedor: S. Lowes

Pole position: 1m 51,296 - S. Lowes

Volta mais rápida: 1m 51,730 - S. Lowes

Velocidade máxima: 296 km/h - J. Martin

Recorde de volta mais rápida da corrida: 1m 51,730 - S. Lowes

Melhor tempo do circuito: 1m 51,296 - S. Lowes

 

A próxima corrida da temporada acontece neste domingo, dia 8, em Valência. Depois das longas e velozes retas de Aragón, essas próximas corridas levam a Moto2 a um circuito mais tortuoso e ténico - cerca de 17 segundos mais curto por volta. Nenhum piloto dos quatro primeiros do Campeonato conseguiu terminar no pódio nos últimos sete anos, e, do grid atual, somente Thomas Luthi e Jorge Navarro conseguiram esse feito, em 2019. Jorge Martin e Marcos Ramirez conseguiram pódios na Moto3. Podemos ter um 7º vencedor diferente em 2020?

Em paralelo ao Campeonato Mundial de Moto2 de 2020, segue a disputa do “Triumph Triple Trophy”. Nas últimas quatro corridas, Sam Lowes tem sido o piloto do momento, pontuando em todas as corridas e pulando para terceiro lugar na classificação. Jorge Martin também conquistou bons pontos nas últimas duas corridas, chegando ao quarto lugar. Leader Bezzecchi não pontuou nas últimas duas pistas, mas segue com chances, faltando três corridas para o fim. Matematicamente, podemos definir o primeiro Triumph Triple Trophy na segunda corrida de Valência.

 O “Triumph Triple Trophy” tem como objetivo reconhecer que existem mais histórias de sucesso em um GP do que apenas a vitória da corrida, e premiará um piloto com uma Street Triple RS no fim da temporada. Os pontos são atribuídos a um piloto no topo de cada uma dessas categorias (ou a vários pilotos, em caso de empate): velocidade máxima do fim de semana (7 pontos), pole position (6 pontos) e volta mais rápida da corrida (5 pontos). O motor de corrida Triumph Moto2 de 765 cc é um desenvolvimento da motocicleta de estrada Street Triple RS 765 cc, líder da sua categoria, e produz 140 cv de potência.

 

Confira a classificação geral do Campeonato Mundial da Moto2 2020:

Posição

Piloto

Chassi

Motor

País

Pontos

1

S. Lowes

Kalex

Triumph 765cc

Inglaterra

178

2

E. Bastianini

Kalex

Triumph 765cc

Itália

171

3

L. Marini

Kalex

Triumph 765cc

Itália

155

4

M. Bezzecchi

Kalex

Triumph 765cc

Itália

130

5

J. Martin

Kalex

Triumph 765cc

Espanha

105

6

R. Gardner

Kalex

Triumph 765cc

Austrália

85

7

T. Nagashima

Kalex

Triumph 765cc

Japão

81

8

J. Roberts

Kalex

Triumph 765cc

Estados Unidos

80

9

T. Luthi

Kalex

Triumph 765cc

Suíça

72

10

F. di Giannantonio

Speed Up

Triumph 765cc

Itália

65

 

 

Crédito: g6 Comunicação