Cairoli vence MGXP em Trentino

Tom Vialle fica mais próximo do título do Mundial de Motocross 2020

Cairoli vence MGXP em Trentino
Fotos: KTM Racing Newsletter






Tom Vialle, da Red Bull KTM Factory Racing, ficou mais próximo ao título do Campeonato Mundial de Motocross 2020 FIM MX2 FIM graças a 3ª posição conquistada na Itália neste domingo (01/11), foi seu 13º pódio nesta temporada na classe MXGP. Tony Cairoli conquistou a vitória pela terceira vez em 2020.

A última semana do Campeonato Mundial de Motocross 2020 da FIM acontecerá em torno do compacto e estreito “Hardpack” de Pietramurata no norte da Itália para a 16ª, 17ª e 18ª rodadas da temporada. O primeiro episódio do Grande Prêmio do Trentino ocorreu sob céu claro, seco e com o traçado da pista inalterado em relação as corridas anteriores no local. A trajetória apertada era normalmente difícil de ultrapassar e colocava entusiasmo extra nas largadas da corrida. Jeffrey Herlings e Rene Hofer não estiveram presentes na Itália, pois ambos continuam se recuperando de suas respectivas operações e contratempos. Jorge Prado teve um teste positivo para Covid-19 há uma semana e foi forçado a não correr o Grande Prêmio.

Red Bull Romaniacs 2020 entra para história

MXGP

Tony Cairoli estabeleceu a 4ª volta mais rápida nos treinos cronometrados da manhã e usou toda a potência da sua KTM 450 SX-F para fazer uma forte largada e contornar as estreitas curvas de abertura esquerda-direita na 2ª posição. O siciliano pouco podia fazer pela velocidade do líder Tim Gajser, porém, garantiu o 2º lugar na corrida. Na segunda saída, Tony deu o primeiro “Holeshot” do ano. Ele então perseguiu Clement Desalle enquanto a diferença flutuava entre os dois. Cairoli cruzou a linha para registrar um 2-2, o que significou seu 7º pódio do ano e o 172º de sua carreira. Ele agora está atrás de Gajser por 73 pontos, mas está 18 à frente de Jeremy Seewer, que está em 3º na classificação.

Tony Cairoli: “Estou muito feliz por ganhar a geral e correr com Clement na segunda bateria; foi como há alguns anos, quando brigávamos pelo título! Estávamos andando rápido hoje. É sempre bom vencer na Itália, mas não é a mesma coisa sem público, por isso, obrigado a todos aqueles que apoiaram de casa. Vamos tentar dar o nosso melhor pelo resto do campeonato. Tim está muito à frente, mas vamos tentar aproveitar as duas últimas corridas e ver o que acontece”.

Claudio De Carli, gerente de equipe da Red Bull KTM MXGP: “O desempenho de Tony foi muito bom hoje e mesmo depois de todos esses anos ele continua apresentando resultados e nos dando grandes emoções. Infelizmente, na Bélgica na semana passada não conseguimos os pontos que todos queríamos, mas Tony mostrou que estava indo bem nas corridas desde as sessões da manhã. Acho que poderíamos até ter vencido a segunda bateria. É uma pena que Jorge não tenha podido correr hoje, pois sempre foi forte nesta pista. Ambos os pilotos têm estado competitivos nesta temporada com muitos pódios e ambos foram 2º e 3º lugares na classificação. Estamos felizes com os resultados que obtivemos até agora e foi um grande esforço da equipe para concluir essas dezesseis corridas. Crédito também aos organizadores por fazerem a temporada acontecer em um ano complicado. Faremos o nosso melhor nestes dois últimos GPs à frente".

Paulo Alegria deixa a KTM

MX2

Tom Vialle fez sua décima oitava tacada em 2020 com a KTM 250 SX-F no início da primeira moto MX2. O francês então perseguiu e ultrapassou o rival do campeonato Jago Geerts após algumas trocas emocionantes nas voltas iniciais. Thomas Kjer Olsen finalmente venceu a corrida, mas Vialle ficou em 2º lugar por pouco mais de um segundo de Jed Beaton, com Geerts em 4º. Na segunda bateria Tom teve o controle por 11 das 19 voltas, mas um pequeno erro na curva no final do pitlane o deixou cair para o 3º lugar, onde permaneceu até a bandeira quadriculada. Sua 3ª posição geral entregou o 13º troféu de 2020 para o # 28.

Com duas rodadas restantes e um máximo de 100 pontos para vencer, Vialle tem uma excelente chance de garantir o 13º título da KTM na divisão MX2 desde 2004. O jovem de 19 anos pode ser o terceiro francês a levar a coroa para a Red Bull KTM e o nono piloto diferente com o KTM 250 SX-F.

Tom Vialle: “Foi um bom dia para o campeonato. Fiquei muito zangado comigo mesmo por causa daquela pequena queda na segunda bateria porque me sentia muito melhor em comparação com a primeira corrida. Perder o GP daquele jeito era frustrante. De qualquer forma, temos mais dois GPs pela frente. Na semana passada estava a pensar no campeonato e também depois da corrida de hoje, mas quando estou com a moto estou muito focado. Gostei da pista, então isso também foi importante ”.

MXGP fica em Trentino esta semana. Os Grandes Prémios de Pietramurata (Quarta-feira, 4 de Novembro) e Garda Trentino (Domingo, 8 de Novembro) encerram a campanha de 2020 nos próximos dias.

 

Resultados MXGP Grande Prêmio de Trentino 2020

  1. Tony Cairoli (ITA) Red Bull KTM Factory Racing (2-2)
  2. Tim Gajser (SLO) Honda (1-4)
  3. Clement Desalle (BEL) Kawasaki (6-1)
  4. Gautier Paulin (FRA) Yamaha (4-3)
  5. Jeremy Seewer (SUI) Yamaha (3-5)

  

Classificações MXGP 2020 após a rodada 16

  1. Tim Gajser 626
  2. Tony Cairoli 553
  3. Jeremy Seewer 535
  4. Romain Febvre 487
  5. Jorge Prado 476
  6. Jeffrey Herlings 263

 

Resultados MX2 Grande Prêmio de Trentino 2020

  1. Jago Geerts (BEL) Yamaha (4-1)
  2. Thomas Kjer Olsen (DEN) Husqvarna (1-4)
  3. Tom Vialle (FRA), Red Bull KTM Factory Racing (2-3)
  4. Jed Beaton (AUS) Husqvarna (3-9)
  5. Maxime Renaux (FRA) Yamaha (8-5)

 

Classificações MX2 2020 após a rodada 16

  1. Tom Vialle 693
  2. Jago Geerts 620
  3. Maxime Renaux 505
  4. Thomas Olsen 489
  5. Jed Beaton 488
  6. Rene Hofer 73

GASGAS confirma Pauls Jonass e Brian Bogers

Crédito: KTM Racing Newsletter