Nova produção da Ducati Monster

Leve, compacto e essencial: o Monster é um concentrado de diversão capaz de satisfazer os pilotos mais jovens e mais experientes

Nova produção da Ducati Monster






A produção começou na fábrica da Ducati da nova Monster, que estará disponível em todas as concessionárias Ducati a partir de abril de 2021.

Os pilotos de MotoGP Pecco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), Enea Bastianini e Luca Marini (Esponsorama Racing) também estiveram na fase de montagem do primeiro modelo a sair da linha de produção, pouco antes de partirem para os testes da época de 2021 no Qatar. Eles visitaram a fábrica para esta ocasião especial e puderam observar pessoalmente o nascimento do novo modelo através das explicações dos operadores de linha. Bagnaia, Bastianini e Marini passaram uma manhã inteira na Ducati, almoçando na cantina da empresa e vivenciando em primeira mão o carinho de todos os colaboradores presentes na Borgo Panigale.

Com mais de 350.000 unidades produzidas e distribuídas em todo o mundo, a família Monster é a mais vendida e a mais antiga da história da empresa sediada em Bolonha. O novo modelo, apresentado durante a Ducati World Première de 2021, é inspirado na filosofia original de 1993: um esporte leve e essencial, com um quadro derivado da Superbike e um motor potente que é ao mesmo tempo perfeito para uso em estrada.

A nova Monster é leve, compacto e divertido. Uma motocicleta ideal tanto para quem se aproxima do mundo das duas rodas pela primeira vez como para os motociclistas mais experientes, pronta para proporcionar diversão às novas gerações de motociclistas graças ao seu desempenho brilhante e fácil de controlar, peso extremamente baixo, ágil e chassis intuitivo e equipamentos eletrônicos de última geração.

O coração da moto é o motor L-twin Testastretta 11 ° de 937 cc com distribuição desmodrômica, o que torna a Monster esportiva e divertida. A potência máxima é de 111 cv a 9.250 rpm com um torque de 9,5 kgm a apenas 6.500 rpm. Graças ao maior deslocamento em comparação com a versão de 821 cc, o torque melhorou em todas as rotações, principalmente nas médio-baixas, que são as mais utilizadas na estrada e nas curvas. O motor garante um desempenho emocionante e prazer de condução, também graças à nova caixa de marchas e ao Quick Shift Up / Down da Ducati de série.

Os engenheiros e designers da Ducati dedicaram grande atenção à redução do peso total da nova Monster. O veículo foi totalmente redesenhado: sobrechassi, aros, braço oscilante e acima de tudo o quadro, que agora é um quadro dianteiro de alumínio com motor de carga, conceitualmente como a da Panigale V4 e 4,5 kg mais leve (60% menos) que a treliça . O trabalho realizado no chassi, juntamente com uma redução de 2,6 kg no motor, fez com que o peso seco da Monster fosse de apenas 166 kg (quase 20 kg a menos que a Monster 821) e isso se traduz em uma moto ágil no trânsito e com excelente manuseio.

O design reinterpreta os elementos-chave da Monster, como o tanque de combustível "bison-back", o farol circular, a cauda limpa e o motor central, colocando-os dentro de uma visão mais contemporânea. As formas evoluíram para a exaltação da essencialidade e da tecnologia, com laterais muito estreitas que permitem ao ciclista colocar facilmente os pés no chão com a bicicleta parada, também graças à altura do selim que agora é de 820 mm na versão standard, e que pode chegar a 775 mm com a montagem do acessório selim rebaixado e do kit de suspensão rebaixada.

A ergonomia da moto também foi melhorada em relação à versão 821 ao aproximar o banco do guidão, o que permite ao piloto manter uma posição mais ereta e menos carregada nos pulsos, com maior controle sobre a bicicleta. O ângulo de direção foi aumentado para 36 ° (7 ° a mais do que 821) para facilitar as manobras e garantir a máxima manobrabilidade mesmo em baixas velocidades e no contexto urbano, enquanto os apoios para os pés foram reposicionados para oferecer uma posição de pilotagem mais confortável.

O equipamento eletrônico padrão permite que o desempenho da bicicleta seja expresso com um alto grau de segurança ativa e inclui ABS Cornering, Traction Control e Wheelie Control, todos ajustáveis ​​a diferentes níveis de intervenção. O caráter esportivo da moto também é sublinhado pelo Controle de Lançamento, que garante partidas extremamente rápidas. O equipamento padrão também inclui elementos sofisticados, como embreagem hidráulica, freio radial e bombas de embreagem e alavancas ajustáveis.

A nova Monster está equipada com três Modos de Condução (Esportivo, Urbano, Turismo) que permitem moldar o carácter da moto de acordo com os gostos e necessidades. A entrega do motor é particularmente suave graças aos Smart Power Modes, que fornecem curvas de torque específicas na primeira e segunda marcha (Urban e Touring) ou apenas na primeira marcha (Sport), facilitando a pilotagem. Tudo é facilmente gerenciável através dos controles do guidão e do painel TFT colorido de 4,3 ", caracterizado por gráficos de corrida que ecoam da Panigale V4, com um grande conta-giros que mostra a indicação da marcha acionada no centro, para ter sempre a informação essencial sob controle durante a condução desportiva. A conectividade é garantida pela presença do Ducati Multimedia System (DMS), que permite ligar o smartphone à moto através de Bluetooth. Um smartphone também pode ser recarregado graças à adição de uma entrada USB funcional sob o banco.

A Monster sempre foi sinônimo de personalização. Para esta nova versão, foram criados adesivos e kits de capa com gráficos, que realçam as formas da Monster e celebram a esportividade da Ducati, permitindo que você deixe sua moto ainda mais exclusiva. No site Ducati.com existe uma seção de configurar, onde é possível visualizar todas as opções de personalização.

Para incentivar a entrada de jovens entusiastas no mundo das duas rodas, a moto também está disponível em versão despowered para titulares de licença A2.

A nova Monster está disponível em Ducati Red e Dark Stealth com rodas pretas, Aviator Grey com rodas Red GP. Para quem deseja uma esportividade ainda mais acentuada, a versão Monster Plus também está disponível nas mesmas cores com a carenagem dianteira e o forro do banco do passageiro de série.

#Monster #JustFun