Como foi o Open Day de Trial em Portugal

Pilotos experientes, crianças e jovens curtiram juntos um dia dedicado à modalidade.

Como foi o Open Day de Trial em Portugal






A Comissão de Trial da Federação de Motociclismo de Portugal realizou no último dia 19 de julho, o 1º Open Day de Trial. O evento aconteceu durante todo o dia, na Enduro-Code, área multi uso off-road situada na localidade de Ferreirinha, Gondomar, norte de Portugal. 

Em tempos de Covid-19, um protocolo de proteção foi realizado, com equipamento para limpeza das mãos à entrada e solicitação para que os presentes estivessem com máscaras nas áreas de convívio. Apenas os pilotos, em momentos de prática, abstinham-se do uso das mesmas. A Federação de Motociclismo disponibilizou uma tenda com água, suco e alimentação leve aos participantes. 

Pilotos portugueses de trial do mais alto nível compartilharam espaço com muitas crianças, jovens e também praticantes de Enduro, que fizeram ali seu primeiro contato com a modalidade mais exigente em termos técnicos, no motociclismo off-road. Diogo Vieira, Rita Vieira e Mariana Afonso esbanjaram técnica, devidamente observados pelos pequenos. Havia crianças a partir dos 4 anos, jovens e adultos. 

Paulo Melícia e Ran Lavi, proprietários da Enduro-Code, estiveram presentes, apresentando a ótima estrutura do local, que conta com vestiário, casa de banhos, oficina, motos off-road para aluguel e variadas pista para treinamento, tanto para quem inicia no esporte, quanto para os adeptos do hard enduro. Também há obstáculos para treinamento de trial. 

A quem não sabe, Paulo é também organizador de um Campeonato de Hard Enduro com aproximadamente 8 etapas a cada ano. Dentre elas, o potente Extreme Lagares, prova que faz parte do calendário mundial de Hard Enduro e atrai bastante interesse de pilotos pelos quatro cantos do Planeta Terra, que por este nome, é a casa perfeita para as motocicletas de uso extremo. 

Quem curte o ambiente rural não ficou desapontado, pois havia diversão com as galinhas e alguns cabritos a subir pela montanha. 

Manuel Vieira, responsável pela Comissão de Trial da Federação de Motociclismo, não poupou esforços e dedicação. Ao longo do dia, era visto por todos os cantos, a observar e orientar os participantes. É mesmo uma dedicação digna de palmas e do mais profundo respeito, à modalidade trial. 

Tudo transcorreu muito bem ao longo do dia, neste evento que serviu para manter viva a movimentação no esporte, enquanto as competições não retornam. A previsão é que ainda para este ano, os eventos de trial estejam novamente presentes ao calendário. Você pode acompanhar a evolução desta e outras notícias, em nossa APP gratuita. Basta digitar PRÓ MOTO DINÂMICA na sua loja de aplicativos, ou clicar aqui no link