Quartararo vence e fatura mais uma para Yamaha na MotoGP

Os pilotos da Monster Energy Yamaha MotoGP voltaram a orgulhar a equipe sob os holofotes de Losail.  Fabio Quartararo fez uma corrida impressionante desde o oitavo lugar nos primeiros estágios do Grande Prêmio de Doha de hoje até uma vitória com uma vantagem de 1,457s. Maverick Viñales também lutou muito pelo pódio.  

Quartararo vence e fatura mais uma para Yamaha na MotoGP
Quartararo vibra com sua primeira vitória na motoGP em 2021.






A equipe Yamaha Monster Energy Yamaha provou ser imbatível no Circuito Internacional de Losail em 2021. Após a vitória de Maverick Viñales no Grande Prêmio do Qatar há uma semana, Fabio Quartararo trouxe para casa a vitória na tensa batalha de hoje contra as Ducati's no Grande Prêmio de Doha, com Viñales terminando em quinto.
Quartararo largou da 5ª posição e, após a habitual agitação das primeiras voltas, encontrou-se na nona posição, à frente do seu companheiro de equipe.  Mas o jovem manteve-se calmo, confiando na consistência do seu ritmo de corrida.  Ele administrou seus pneus, até encontrar o momento certo para atacar.
No estágio intermediário, o piloto número 20 da Yamaha subiu suavemente para o quinto lugar a nove voltas do fim.  Ele logo ultrapassou Alex Rins (Suzuki) e foi com tudo rumo ao pódio.  Ele não foi incomodado por Rins e enquanto defendia seu lugar, acabou chegando com facilidade na dupla da Ducati que estavam liderando a prova.
A cinco voltas do fim, Quartararo ultrapassou Johann Zarco com habilidade e precisou de apenas de mais algumas curvas para tirar a liderança de Jorge Martin.  Embora tenha sido ultrapassado por um curto período, o Francês atacou implacavelmente, aproveitando ao máximo a velocidade de curva de sua Yamaha e obtendo uma vantagem de 1.457s do segundo colocado.
O Espanhol Viñales começou a corrida em terceiro lugar no grid e fixou-se em nono no final da primeira volta. Semelhante à semana passada, ele passou a maior parte da corrida perseguindo seu companheiro de equipe, economizando pneus na largada e entrando em modo de ataque na fase decisiva.
Com os erros de Joan Mir, Aleix Espargaró e Francesco Bagnaia o colocaram em sexto lugar na volta 16. Foi a deixa que o piloto da Yamaha precisava para se aproximar do pelotão que liderava a prova.  
Depois de recuperar o quarto lugar a três voltas do fim, Viñales foi com tudo para o pódio. Ele estava colocando Zarco e Martin sob forte pressão. No entanto, a duas voltas do final, o piloto número 12 teve de evitar uma colisão na última curva e saiu ao lado. Esta manobra custou-lhe uma posição e ele terminou a corrida em quinto lugar, a 2.110s do primeiro.

Os resultados de hoje colocam Quartararo e Viñales em segundo e terceiro lugares na classificação do campeonato, ambos com 36 pontos no total.  A Yamaha e a equipe Monster Energy Yamaha MotoGP permanecem em primeiro lugar com um total de 50 e 72 pontos, respectivamente, após a segunda etapa.
O circo da MotoGP vai viajar para Portugal na próxima etapa da temporada da MotoGP de 2021, o Grande Prémio de Portugal, que acontece no Autódromo Internacional de Algarve de 16 a 18 de abril de 2021.

"A corrida de hoje foi muito difícil de prever. A segunda corrida no mesmo circuito é sempre mais desafiadora, porque todos são mais rápidos. Tivemos um FP4 muito promissor, mas a degradação dos pneus permaneceu um grande ponto de interrogação. Sabíamos que o início seria complicado e que no final tudo se resumiria à gestão dos pneus. Nossos pilotos tiveram que ser pacientes no início e então serem corajosos e tentar vencer a corrida. Os pilotos fizeram exatamente isso. De certa forma, essa corrida foi bem parecida da semana passada. O Fabio andou de uma forma fabulosa hoje! Ele escolheu o momento perfeito para ir para a frente, e os tempos por volta que colocou para se afastar do grupo foram fenomenais. Maverick também esteve muito perto de chegar ao pódio. Duas voltas antes do final, para evitar outro piloto, ele correu ao largo na última curva. É uma pena que ele não tenha tido tempo suficiente para diminuir a diferença novamente, mas o quinto lugar ainda é um bom resultado depois de uma corrida tão difícil. No geral, foi um ótimo começo de temporada para nossa equipe. Estas duas vitórias são a melhor recompensa para os membros da nossa equipe após 35 dias de estadia aqui no Qatar. Um grande 'obrigado' a todas as pessoas que contribuíram para a conquista desta dupla vitória."