Laia finaliza seu 11º Dakar

Rally chegou ao fim, porém, ele forneceu um último teste exigente para todos os competidores.

Laia finaliza seu 11º Dakar
Fotos: GASGAS Press Divulgação






Adicionando mais um capítulo surpreendente à sua carreira notável, Laia Sanz da GasGas Factory Racing completou hoje com sucesso o seu 11º Dakar consecutivo. Guardando o seu melhor para o fim ao conquistar o 17º lugar na etapa final, Laia não só encerrou o evento cheios de desafios e um final emocional e positivo, mas voltou a sublinhar a sua posição como uma verdadeira lenda do Dakar.

Laia Sanz: “Estou muito feliz por terminar o rally. Não faz muito tempo que não sabíamos se estaríamos aqui, então subir ao pódio na chegada, sim, é simplesmente incrível. Com o que vem acontecendo no mundo, este ano se tornou bem mais especial. Minha pilotagem funcionou, rodando em um ritmo seguro e controlável e eu só queria chegar ao final. Eu me senti muito bem depois do dia de descanso, então pude acompanhar um pouco mais e terminei muito bem. Minha equipe tem sido incrível. Apoiando-me o tempo todo e minha moto estava perfeita em todas as corridas. Portanto, graças a eles, estou muito feliz por concluir mais um Dakar!”.

O Rally Dakar 2021 chegou ao fim hoje com uma especial relativamente curta de 200 quilômetros. Partir de Yanbu e ultrapassar a linha de chegada em Jeddah não foi uma etapa fácil. Carregado com obstáculos técnicos desde o início, ele forneceu um último teste exigente para todos os competidores.

Terminar o Dakar deste ano revelou-se um desafio para todos os pilotos, incluindo Laia. Com o objetivo de simplesmente completar o rally deste ano , tendo tido muito pouco tempo para se preparar adequadamente para o evento depois de contrair a doença de Lyme no verão passado, a craque espanhola fez exatamente o que se propôs a alcançar. Optando por um ritmo constante durante a semana de abertura, Laia alcançou o dia de descanso no meio da corrida sem grandes erros.

Depois de um dia de recuperação e relaxamento, Laia se sentiu muito mais confiante em sua capacidade física para completar o evento. Pegando seu ritmo conforme o final do rally se aproximava, a 'Rainha do Deserto' passou a buscar seu melhor resultado de etapa no último dia de corrida, ganhando um 17º lugar. Após um final muito positivo no seu Dakar, Sanz subiu para o 17º lugar na classificação final.

Jordi Viladoms - Team Manager: “É simplesmente fantástico para Laia terminar mais um Dakar. Voltando de sua doença no ano passado, nós realmente não sabíamos o que esperar e o plano era fazer isso dia após dia. Completando o rally, seu recorde de finalização é agora 11ª em uma linha, uma conquista verdadeiramente notável. Este ano foi um Dakar especialmente difícil, um dos mais difíceis durante muito tempo, mas todos os dias ela lutou muito. Estou muito orgulhoso dela pelo que ela conquistou”.

 

Resultados (provisórios): Dakar #rally 2021, estágio 12

1. Ricky Brabec (Honda) 2:17:02
2. Kevin Benavides (Honda) 2:19:19 
3. Matthias Walkner (KTM) 2:21:15 
17. #laiasanz (GASGAS) 2:40:27

Classificação geral provisória (após o estágio 12)

1. Kevin Benavides (Honda) 47:18:14 
2. Ricky Brabec (Honda) 47:23:10
3. Sam Sunderland (KTM) 47:34:11 
17. #laiasanz (GASGAS) 51:07:48

 

Crédito: GasGas Press