Abertura Brasileiro de Rally

O rally 'mais nordestino do Brasil' acontece entre os dias 1ª e 5 de junho

Abertura Brasileiro de Rally
Foto: Claudiney Sandro - DFotos






A abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country já tem nova data para acontecer. A modalidade que começaria a marcar os dias do calendário na última semana de abril, agora fecha o primeiro semestre de 2021. Entre os dias 1º e 5 de junho os pilotos de moto terão um grande desafio durante a 21ª edição do Rally RN1500, um dos maiores do país. Serão quatro dias intensos de prova, correspondentes às quatro primeiras etapas da modalidade.

Com o lema "Cada vez mais Nordestino", o certame válido pelo Campeonato Brasileiro larga de Campina Grande (PB), terra do maior São João do mundo, e chega em Natal (RN), cidade do extremo nordeste que abriga dunas de areia conhecidas mundialmente. As expectativas altas para começar a temporada colocarão a aceleração lá em cima. Mas os pilotos e navegadores terão que tomar cuidado, pois terão pela frente os mais variados tipos de terreno.

Trechos planos, serras, terra batida, areia, pedras, dunas, rios e fragmentos sinuosos fazem parte deste roteiro. "É um dos ralis mais esperados pelos pilotos, pois lá é colocado em jogo vários tipos de terreno e isso desafia eles. É também muito agradável de se correr, os pilotos simpatizam demais com o certame e com certeza neste ano não será diferente", comenta Adilson Kilca, diretor de Rally da Confederação Brasileira de Motociclismo.

 

E dale Rally!

O Rally RN 1500 é considerado o segundo maior certame de rally do país. A competição que começou no Rio Grande do Norte hoje ultrapassa os limites de fronteira. Serão 31 municípios no percurso em quatro dias de prova, com 810 km de trechos cronometrados.

A primeira especial será em laço, saindo e retornando a Campina Grande (PB). A segunda etapa larga na capital paraibana e chega em Parelhas (RN), cruzando o famoso Seridó, o Sertão de Pedras.  A terceira etapa será entre Parelhas e Mossoró (RN), cruzando o Geoparque Seridó, área de preservação geológica, histórica e cultural. A última e mais esperada etapa acontece entre Mossoró e Natal (RN), única com vista para o mar.

 

Das telonas para o RN 1500

Por onde passarão os pilotos de motos, UTV's, carros e caminhões já passaram grandes nomes das telonas. Isso porque os percursos cruzam várias cidades que foram cenários de filmes nacionais de sucesso. Em Cabaceiras (PB), a "Roliúde" Nordestina, foi filmado o Auto da Compadecida, obra do escritor paraibano Ariano Suassuna. Parelhas (RN) foi cenário do premiado Bacurau, do pernambucano Kleber Mendonça. Em Carnaúba dos Dantas e Acari foram gravadas cenas de O Homem Que Desafiou o Diabo, obra do escritor potiguar Nei Leandro de Castro.

As inscrições seguem abertas. Acesse o site oficial do evento e saiba mais.

O Rally RN1500 é válido como 1ª, 2ª, 3ª e 4º etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. O evento é uma realização da KTC Produçõtem supervisão das Confederações Brasileira de Motociclismo e de Automobilismo.

Todos os protocolos sanitários e de segurança estabelecidos pelas autoridades serão seguidos.

 

Crédito: CBM