Competições de moto retornam com força na Europa

Itália e Portugal deram a acelerada inicial na temporada pós-covid.

Competições de moto retornam com força na Europa






Este final de semana marcou o retorno das competições off-road na Europa. 

Ao menos 3 grandes eventos foram realizados, sendo dois na Itália e um em Portugal. 

A primeira etapa do Campeonato Italiano de Enduro aconteceu em Carpineti, na região mais ao norte do país. A cidade fica relativamente próxima à sede da Beta, fabricante que tem crescido no Enduro ao longo dos últimos anos. E foi justamente a Beta que conquistou os dois lugares mais altos do Pódium, com Brad Freeman (Beta 300 2T), que integrou o time oficial este ano. Ele chegou 26 segundos à frente do companheiro de equipe, Steve Holcombe (Beta 350 4T). Loic Larrieu, com uma TM 300 4 tempos, chegou apenas 3 segundos atrás de Steve. 

Destaque para o Brasil nesta etapa, com a empresa Borilli Racing, que além de patrocinar Alex Salvini, montou uma grande estrutura de apoio para troca de pneus dos pilotos que utilizam produtos da marca. A mesma fórmula que é sucesso no Brasil tem sido aplicada na Itália, igualmente com excelente aceitação. Salvini conseguiu uma excelente quarta colocação geral na prova de domingo, segundo colocado na categoria E2, comprovando que o pneu fabricado no Brasil é suficiente para conquistar mercados pelo mundo afora. 

Renato Borilli, fundador da Borilli Racing, esteve presente ao evento, acompanhando o desempenho dos seus produtos e da equipe patrocinada por ele e capitaneada por Salvini, piloto experiente, com várias conquistas a nível mundial. 


DE MOTO PELOS ALPES

Também na Itália, foi realizada a etapa inicial do Alps Tourist Trophy. A competição é totalmente amadora, verdadeira reunião entre amigos, por pura diversão dos pilotos mais experientes, destinada a motos de trilha e também motos Big Trail. As regiões são belíssimas, por cidades próximas aos alpes Suíços, noroeste da Itália. 


Em Portugal, após uma parada durante os meses de quarentena, o Campeonato Português de Enduro voltou com força total em Souselas, e levou mais de 200 pilotos para as trilhas, num dia de forte calor. Terreno arenoso em percurso bastante rápido e técnico. A brasileira Jana Souza esteve presente e garantiu lugar no pódium, mesmo sendo sua primeira prova após ter lesionado o ombro, no início do ano. "Eu curti demais a prova, foi um verdadeiro enduro". Confira o depoimento da Jana mais abaixo. 

Na principal categoria, a "Absoluto Elite", vitória de Diogo Ventura, com uma Beta, seguido por Hugo Basaula (KTM) e Rui Gonçalves (Sherco). Gonçalo Reis e Tomás Clemente, ambos com motos KTM, completaram o pódium. Ao todo a prova contou com nada menos que 210 pilotos inscritos. 


Já estão prontas as edições de Julho da Revista Pró Moto. Clique a seguir e leia  a sua agora mesmo.