RN irá sediar a largada do Sertões

Pela primeira vez o Rio Grande do Norte vai sediar a largada do maior rally das Américas.

RN irá sediar a largada do Sertões
Foto: Internet Divulgação






O ponto de partida da edição 2021 do Sertões está definido: a paradisíaca Praia da Pipa, localizada a 85 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, célebre pelo surf e pelos golfinhos e onde o sertão encontra o mar. A 29ª edição do Sertões acontece de 13 a 22 de agosto. A presença do maior rally das Américas será mais um dos eventos oficiais para comemorar os 520 anos do Rio Grande do Norte, unico lugar no mundo onde o sertão encontra o mar.

Na história do Sertões, o estado potiguar já recebeu por sete vezes a chegada do rally, tendo a capital Natal como destino nos três primeiros anos do evento – de 1993 a 1995 -, depois em 1997 e 1998; e novamente em 2008 e 2009.

Outro fato inédito da edição deste ano é um roteiro 100% nordestino, tendo como mote o tema “Sertões 100% Sertão”, reunindo os melhores trechos especiais da região. A prova, genuinamente sertaneja, terá como cenário principal a caatinga, o único bioma 100% brasileiro.

A direção técnica adianta que o objetivo é encantar os competidores em termos de belezas naturais, nível técnico e com a missão de realizar ao menos 60% de trechos cronometrados.

 

Sobre Pipa

Pipa é uma famosa praia localizada no município de Tibau do Sul, a 85 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. Pipa também é o lar de golfinhos e berçário de tartarugas. A Baia dos Golfinhos está entre as 10 mais bonitas do mundo. A praia ficou conhecida na década de 1970 por surfistas que desbravaram as ondas perfeitas que o destino oferece. Hoje é reconhecida também pela noite animada e gastronomia variada. Pipa é um pacote completo!

A origem do nome “Pipa” veio dos portugueses, que ao navegarem pelas proximidades avistaram uma pedra em formato de “pipa”, que em Portugal é a denominação para barril de vinho ou de azeite.

É o principal balneário do Litoral Sul do estado, formado por nove praias: Tibau do Sul, onde desagua a Lagoa Guaraíras, Praia do Giz, Cacimbinhas, Madeiro, Baia do Golfinhos, Praia do Centro, Amor, Minas, Cancela e Sibaúma.

 

Formato

O Sertões 2021 contará com 10 dias de prova (prólogo + 9 etapas). A organização do Sertões manterá, caso necessário, os protocolos de segurança de Covid que permitiram a realização do evento em Novembro de 2020. Neste ano, a ideia é realizar a maior Rally das Américas em formato semi-bolha, garantindo o acesso controlado do público local às Vilas Sertões. Com a implantação do protocolo de segurança ano passado, a organização acumulou larga experiência no cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

 

Joaquim Monteiro, CEO do Sertões: "É com muita alegria que retornamos ao Rio Grande do Norte para uma largada inédita de um destino turístico tão icônico como a Praia da Pipa. Vamos começar o Sertões 2021 com o astral lá em cima, o que com certeza vai dar ainda mais energia para todos os competidores e integrantes da caravana do Sertões. Uma das principais características do Sertões é revelar um Brasil que poucos conhecem e o Rio Grande do Norte é um estado repleto de tesouros naturais a serem desbravados, além de ter uma ligação de amor com a família Sertões. As três primeiras edições chegaram em Natal, além de outras quatros vezes. Estamos muito felizes e aguardem que dia 12 de agosto estamos chegando aí para levantar poeira”.

Ana Maria da Costa, secretária de Estado do Turismo do RN: “O Rio Grande do Norte é a porta de entrada para mais de 400 km de litoral, cercado de piscinas naturais para mergulho, com ondas e ventos perfeitos para a prática de esportes e sol garantido  mais de 300 dias por ano. Temos também muita cultura: música, literatura de cordel e uma gastronomia sensacional, que vai de frutos do mar à culinária sertaneja. Para os aventureiros off-road, há uma diversidade de terrenos e paisagens impressionantes. Aqui, o sertão encontra o mar. É com muita honra e alegria que estou representando o Governo do Estado, em nome da Governadora Professora Fátima Bezerra para anunciar que, pela primeira vez em 29 anos da história do Sertões, a largada vai ser aqui do Rio Grande do Norte, do município do Tibau do Sul, onde fica uma das praias mais famosas do mundo: a Praia da Pipa. Até quem acha que conhece o nosso estado vai se surpreender. Visite o Rio Grande do Norte”.

Lavoysier Macena, Secretário de Turismo do Município de Tibau do Sul: “Estamos trabalhando forte para receber este que é um dos maiores ralis do mundo, o Rally dos Sertões. No mês de agosto, se prepara, liga o motor e acelera para cá, porque a Praia da Pipa vai virar Sertões”.

 

Crédito: Meg Cotrim / Leo Murgel - Comunicação Sertões