Chega ao mercado a nova Triumph Street Triple RS

Modelo sofreu diversas alterações, desde o motor, passando pela eletrônica e os acabamentos.

Chega ao mercado a nova Triumph Street Triple RS






A Triumph está trazendo ao Brasil a nova Street Triple RS. O modelo, que pertence ao segmento Roadster, foi uma das principais atrações do estande da Triumph no Salão Duas Rodas em 2019. O modelo é considerado revolucionário desde o seu lançamento, em 2007, com estilo diferenciado e o ótimo motor triplo de 765cc. A moto combina um visual agressivo, facilidade de pilotagem, manuseio leve e intuitivo.

O novo modelo chega ao Brasil e demais mercados do mundo embalado pelo sucesso do seu motor triplo de 765 cc na categoria Moto2, desde o início do ano passado. O motor de competição, embora com alterações tecnológicas, é derivado diretamente desta versão disponível para o público. Graças a este propulsor, a Moto2 ganhou competividade e emoção ao longo de toda a temporada do ano passado e das três corridas já realizadas em 2020. Para se ter ideia, em 2019, depois das 18 corridas da temporada, foram derrubados 13 recordes de volta mais rápida e 17 recordes de velocidade máxima em vários circuitos, incluindo a maior velocidade já alcançada por um piloto na Moto2, que foi de 301,8 km/h, numa moto conduzida por Stefano Manzi. Foi a primeira vez na História que a Moto2 ultrapassou a velocidade máxima de 300 km/h.


MOTOR 

Em 2017 a Street Triple teve seu motor triplo de 675cc totalmente aperfeiçoado, evoluindo para 765cc. Neste modelo que chega agora ao Brasil, a marca deu um novo passo. O motor ganhou um aumento significativo no seu torque, 9% maior na faixa intermediária de rotações, atingindo um pico de 79 Nm (a 9.350 rpm).

Um novo escapamento suaviza a curva de torque do motor para obter um torque utilizável desde o início até as faixas de rotações mais elevadas. A curva de potência também aumentou 9% na faixa intermediária, chegando a 123 cv (a 11.750 rpm). As atualizações do motor incluem um novo escape otimizado para mais desempenho intermediário e nova usinagem, de maior precisão no eixo da manivela, embreagem e balanceador, o que reduz a inércia e diminui a massa do motor. O acelerador ficou mais responsivo, como resultado de uma redução de 7% na inércia rotacional.

SOM

Há também um novo silenciador na Street Triple RS, que agora flui mais livremente, devido ao sistema de catalisador duplo, reduzindo as emissões. O escapamento conta com uma tampa da extremidade de fibra de carbono esportiva, que oferece um som triplo significativamente melhorado e mais distinto. Isso é resultado, ainda, dos refinamentos do sistema de escape e do novo duto de admissão, que, juntos, melhoram a nitidez e a pureza do som, com um equilíbrio mais suave entre o som da entrada e o silenciador.

A caixa de câmbio possui relações de transmissão com a 1ª e a 2ª marchas mais baixas. A usinagem de alta precisão também permite a remoção das engrenagens anti-folga, reduzindo a massa e adicionando mais refinamento. A Street Triple RS mantém seu sistema de embreagem auxiliar de alta especificação, reduzindo o esforço na manete de embreagem.



VISUAL 

A moto ganhou novo visual, mais agressivo. Os faróis de LED foram renovados, ficando mais eficientes. Eles estão mais brancos e brilhantes. Os Faróis de Rodagem Diurna apresentam um design totalmente novo, que aumenta a visibilidade e a segurança da motocicleta. A nova carenagem é mais angular, esportiva e com linhas bem limpas. A nova tela e a entrada de ar agora são mais pronunciadas. Os painéis laterais, a rabeta e o protetor inferior, entre outros itens, são totalmente novos.

O silenciador também foi remodelado, para ser mais esportivo e compacto, com um finalizador de fibra de carbono contendo o emblema da Triumph. Outros itens alterados: espelhos mais contemporâneos, braçadeira do guidão, suporte do apoio para os pés do garupa e protetores de calcanhar de metal acetinado. O novo quadro principal está pintado em tom prata de titânio.



TECNOLOGIA 

O sistema TFT agora possui o sistema de conectividade My Triumph instalado e ativado, pronto para ser usado com o módulo Bluetooth (opcional). Permite interação com a câmera GoPro, com a navegação passo a passo e também com oo telefone. É possível escolher músicas por meio dos botões ergonomicamente otimizados e exibidos na tela TFT. São novos gráficos de segunda geração, em quatro diferentes estilos, e quatro cores diferentes. O ângulo da tela TFT pode ser ajustado para uma melhor visibilidade, de acordo com a altura do piloto.

O quickshifter para cima e para baixo foi adicionado como padrão à nova Street Triple RS. Isso permite trocas de marchas confortáveis e suaves, mantendo a posição do acelerador, o que reduz a fadiga do piloto.

Os cinco modos de pilotagem foram aprimorados (“Estrada”, “Chuva”, “Esporte”, “Pista” e “Piloto”) para se adequar ao nível mais alto de desempenho. Esses modos ajustam a resposta do acelerador, às configurações dos freios ABS e do controle de tração e podem ser facilmente selecionados durante a condução. O modo “Chuva”, por exemplo, restringe a potência a 100 cv para maior segurança e controle. Complementando a nova tecnologia, a Street Triple RS conta com o sistema Ride by Wire, freios ABS ajustáveis e controle de tração comutável.



CAPACIDADE 

O braço oscilante com abertura superior oferece rigidez torcional e flexibilidade lateral, o que maximiza a estabilidade em velocidades mais altas, enquanto sua posição otimizada de pivô fornece resistência natural à compressão da RSU sob forte aceleração. Juntos, eles permitem saídas em curvas fechadas e o comportamento preciso do chassi.

A suspensão conta com garfos dianteiros de pistão Showa de 41mm totalmente ajustáveis, com curso de 115mm, e unidade de suspensão traseira monochoque com reservatório piggyback Öhlins STX40, totalmente ajustável, com curso de roda traseira de 131mm. Na frenagem, pinças dianteiras monobloco radiais de quatro pistões Brembo M50, e uma alavanca de freio ajustável Brembo, além de uma pinça traseira deslizante, também Brembo.

Os pneus são os Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 de alto desempenho. Finalmente, para uma ergonomia de garupa mais confortável, o assento traseiro agora é mais alto do que a geração anterior, proporcionando melhor espaço para as pernas.

É possível personalizar a nova Street Triple RS com mais de 60 acessórios genuínos, incluindo novos indicadores LED de primeira classe, uma nova tela e novos espelhos e reservatórios usinados. Há também o novo módulo Bluetooth, para acesso através dos instrumentos TFT à operação de telefone e música, navegação passo a passo e operação da câmera GoPro. Além disso, há uma nova linha de bolsas elegantes e resistentes à água, com montagem de liberação rápida, incluindo uma bolsa para tanque e uma bolsa traseira. Para maior conforto, existem manoplas aquecidas com várias configurações.

Advertisement Advertisement Advertisement

PREÇO

A nova Street Triple RS chegará às Concessionárias brasileiras a partir desta quinta-feira, dia 30, pelo preço de R$ 54.990,00, disponível em duas cores: Silver Ice (prata) e Matt Jet Black (preta). A moto também estará disponível pelo financiamento do Triumph Smart, com entrada de R$ 31.307,00, 23 parcelas fixas de R$ 765,00 e uma parcela residual final de R$ 12.369,56.