Curiosidade: a motocicleta da Ferrari

Conheça esta moto projetada e construída com clara inspiração em Enzo Ferrari, com referência direta a um antigo motor de duas velocidades.

Curiosidade: a motocicleta da Ferrari
Cor e design característicos






Em 1990, ano em que o projetista britânico David Kay (conhecido por se encarregar dos projetos das motocicletas mais conhecidas da MV Agusta, empresa em que trabalhara como engenheiro) ganhou as manchetes quando pediu oficialmente à Escuderia Ferrari permissão para pôr o logotipo do Cavalo Empinado no corpo da motocicleta de corridas que estava planejando. Alguns dias depois, em 23 de maio de 1990, Piero Ferrari, filho de Enzo Ferrari e à época presidente da empresa, deu resposta positiva, concedendo sua aprovação pessoal e oficial ao pedido através de carta manuscrita. E assim Kay foi autorizado a construir a primeiríssima (e até agora a única...) motocicleta da Ferrari da história.

Para proporcionar potência, foi escolhido um motor refrigerado a ar de quatro cilindros, feito de magnésio e alumínio, 900cc, 16 válvulas e com caixa de engrenagem de cinco marchas. A carenagem tubular da moto era de alumínio (tornando-a muito mais leve que a maioria) e feita de tubos Reynolds 531, garfos de cabeça para baixo (fornecidos pela por Forcelle Italia), pinças Brembo com freios a disco poderosos, rodas Astralite de 17 polegadas feitas à mão e amortecedores WPS personalizados. A carenagem e o motor portam a marca SF-01M.

A motocicleta acabada tinha 105 cavalos-força à taxa de 8.800 rotações por minuto, e podia contar com peso seco de 172Kg. Com base nesses dados, calculou-se que a motocicleta da Ferrari podia atingir velocidades de até 255 Km/h. Porém no geral, seu desempenho não é tão bom quanto se esperaria de uma moto à qual foi atribuída a honra de exibir o logotipo Ferrari no tanque e em algumas partes do motor. Mas é preciso dizer que o veículo nunca teve chance de concretizar seu potencial, tendo experimentado pouquíssima ação na pista ou na estrada...

Continue a ler (gratuitamente) na REVISTA PRÓ MOTO - CLIQUE para ver vídeo + fotos e texto completo.