Webb é campeão do AMA 2021

Depois de muitas adversidades KTM comemora o título da 450SX no Supercross

Webb é campeão do AMA 2021
Fotos: AMA Supercross






Amplamente reconhecido por sua coragem e determinação para vencer, Cooper Webb superou sua cota de adversidades desde que ganhou seu primeiro título 450SX em 2019. Como vice-campeão em 2020 no Supercross, Webb perdeu a maior parte do Campeonato AMA Pro Motocross devido a uma lesão nas costas e ele até teve um início desafiador em 2021, terminando em nono lugar na rodada de abertura. No entanto, em sua forma de verdadeiro campeão, Webb passou o início da temporada diminuindo a falta de pontos, enquanto se preparava para uma grande recuperação na segunda metade da série. O piloto de 25 anos da Carolina do Norte entrou na rodada final com uma vantagem confortável de 22 pontos na classificação, mas isso não retardou o craque da KTM quando chegou a hora do Gate cair no Estádio Rice-Eccles.

Webb conseguiu sua oitava vitória da temporada com um desempenho magistral; o piloto da KTM concluiu a série 2021 com seu 13º pódio em 17 corridas para garantir o título da classe AMA Supercross 450SX, um Campeonato Mundial FIM. Marvin Musquin promoveu uma noite notável para a equipe ao apresentar um forte desempenho como vice-campeão, dando à Red Bull KTM Factory Racing duas voltas no pódio consecutivas nas duas últimas corridas.

Nas últimas sete temporadas, a KTM conquistou o prestigioso título AMA Supercross 450SX em cinco ocasiões, juntamente com dois resultados muito disputados em segundo lugar. O fabricante austríaco tem o orgulho de demonstrar mais uma vez sua filosofia READY TO RACE com este mais recente sucesso.

Cooper Webb: “Tem sido um ano e tanto com tudo no mundo acontecendo, mas nós cavamos fundo este ano e mantivemos o curso. Tem sido uma jornada incrível, uma temporada muito disputada com muitas corridas difíceis, mas tudo isso vale a pena aqui. Ser bicampeão é incrível e ganhar esta noite é a cereja do bolo. Estou sem palavras, isso é incrível”.

Ian Harrison - Gerente da Equipe de Corrida de Fábrica da Red Bull KTM: “Esta temporada eu acho que foi a mais forte de Cooper, ele teve o maior número de vitórias e a competição foi realmente difícil, mas ele apenas lutou por lá. Que lutador, ele foi excepcionalmente forte no final de todas as corridas, e lutou com tantos pilotos na última volta e saiu vitorioso várias vezes. Assim que chegamos à quarta rodada, ele realmente encontrou seu ritmo e então assumiu o comando da liderança de pontos no meio da temporada e não havia como voltar atrás. Foi realmente uma temporada incrível, e foi incrível fazer parte dela. Nossa equipe, todos os envolvidos, todos fizeram exatamente o que precisavam e muito mais e nos entregamos, então estou super feliz”.

Roger De Coster - Diretor de Motorsports, América do Norte: “Houve muitos grandes campeões ao longo dos anos, mas quando se trata de corrida e desejo realmente profundo de vencer, Cooper é especial e está no topo. Mesmo quando não era necessário vencer hoje, ele poderia ter apenas rodado e 18 teria sido suficiente, mas ele decidiu que queria vencer a corrida e foi muito impressionante como ele terminou a temporada. O cara tem tanto coração, ele continua me impressionando vez após vez e eu sou muito grato por isso. Também estou grato pelas pessoas que tornaram isso possível porque é claro que o piloto é o maior fator neste esporte por uma longa margem, mas também há muitas pessoas que tornam isso possível que têm influência e fazem a diferença na obtenção lá. Especialmente o povo da Áustria, também da Eslovênia com a Akrapovic e depois todo o povo dos EUA como WP Suspension, Carlos (mecânico de Cooper) e tantas outras pessoas que têm algo a ver com este campeonato. Estou apenas grato por ainda fazer parte disso e testemunhar esta corrida incrível”.

Robert Jonas - Vice-Presidente Motorsports Offroad: “Tem sido uma temporada incrível de Supercross. Cooper lutou para encontrar alguma consistência impressionante semana após semana e foi capaz de entregar vitórias quando mais importava conquistar seu segundo Campeonato AMA Supercross 450SX. É a quinta vitória da KTM no campeonato na categoria e nossa KTM 450 SX-F está comprovada mais uma vez. Gostaria de parabenizar Cooper e toda a equipe Red Bull KTM Factory Racing por todo o sucesso no que foi outra temporada intensa. Agradecemos também a todos os envolvidos na conquista desta vitória, incluindo aqueles que voltaram à fábrica na Áustria, KTM R&D, KTM América do Norte e todos os nossos parceiros. É ótimo para nós podermos refletir sobre uma temporada tão memorável e celebrar juntos esta conquista especial”.

A equipe Red Bull KTM Factory Racing vai tirar algumas semanas das corridas enquanto se prepara para o 2021 AMA Pro Motocross Championship, que está programado para começar no sábado, 29 de maio, em Pala, Califórnia.

 

Resultados da classe 450SX

  1. Cooper Webb, Newport N.C., KTM
  2. Marvin Musquin, Corona, Califórnia, KTM
  3. Chase Sexton, Clermont, Flórida, Honda
  4. Dylan Ferrandis, Lake Elsinore, Califórnia, Yamaha
  5. Malcolm Stewart, Haines City, Flórida, Yamaha
  6. Joey Savatgy, Clermont, Flórida, KTM
  7. Justin Barcia, Greenville, Flórida, GASGAS
  8. Aaron Plessinger, Hamilton, Ohio, Yamaha
  9. Eli Tomac, Cortez, Colorado, Kawasaki
  10. Ken Roczen, Clermont, Flórida, Honda

Classificação do campeonato da classe 450SX

  1. Cooper Webb, Newport N.C., KTM (388)
  2. Ken Roczen, Clermont, Flórida, Honda (353)
  3. Eli Tomac, Cortez, Colorado, Kawasaki (326)
  4. Justin Barcia, Greenville, Fla., GASGAS (289)
  5. Aaron Plessinger, Hamilton, Ohio, Yamaha (264)
  6. Malcolm Stewart, Haines City, Flórida, Yamaha (248)
  7. Dylan Ferrandis, Lake Elsinore, Califórnia, Yamaha (237)
  8. Jason Anderson, Rio Rancho, N.Mex., Husqvarna (237)
  9. Marvin Musquin, Corona, Califórnia, KTM (231)
  10. Joey Savatgy, Clermont, Flórida, KTM (207)

Resultados do confronto leste / oeste de Dave Coombs Sr. 250SX

  1. Jett Lawrence, Wesley Chapel, Flórida, Honda
  2. Colt Nichols, Murrieta, Califórnia, Yamaha
  3. Hunter Lawrence, Wesley Chapel, Flórida, Honda
  4. Cameron McAdoo, Sioux City, Iowa, Kawasaki
  5. Seth Hammaker, Temecula, Califórnia, Kawasaki
  6. Jo Shimoda, Menifee, Califórnia, Kawasaki
  7. Pierce Brown, Sandy, Utah, GASGAS
  8. Jalek Swoll, Belleview, Flórida, Husqvarna
  9. Justin Cooper, Menifee, Califórnia, Yamaha
  10. Kyle Peters, Greensboro, N.C., Honda

Classificação Final do Campeonato da Classe 250SX do Leste Regional

  1. Colt Nichols, Murrieta, Califórnia, Yamaha (210)
  2. Jo Shimoda, Menifee, Califórnia, Kawasaki (181)
  3. Jett Lawrence, Wesley Chapel, Flórida, Honda (177)
  4. Christian Craig, Temecula, Califórnia, Yamaha (158)
  5. Michael Mosiman, Menifee, Califórnia, GASGAS (124)
  6. Joshua Osby, Valparaiso, Ind., Honda (111)
  7. Joshua Varize, Perris, Califórnia, KTM (104)
  8. Thomas Do, Murrieta, Califórnia, KTM (101)
  9. Mitchell Oldenburg, Aledo, Tex., Honda (91)
  10. Logan Karnow, Amherst, Ohio, Kawasaki (80)

 Classificação final do campeonato da classe Western Regional 250SX

  1. Justin Cooper, Menifee, Califórnia, Yamaha (194)
  2. Hunter Lawrence, Wesley Chapel, Flórida, Honda (181)
  3. Cameron McAdoo, Sioux City, Iowa, Kawasaki (177)
  4. Seth Hammaker, Temecula, Califórnia, Kawasaki (160)
  5. Jalek Swoll, Belleview, Flórida, Husqvarna (153)
  6. Garrett Marchbanks, Coalville, Utah, Yamaha (137)
  7. Nate Thrasher, Livingston, Tenn., Yamaha (127)
  8. Kyle Peters, Greensboro, N.C., Honda (124)
  9. Coty Schock, Dover, Del., Honda (104)
  10. Mitchell Harrison, Murrieta, Califórnia, Honda (90)

 

Crédito: KTM Press Service