Yamaha apresenta a Fazer 2020

A nova Fazer 250 ABS ganha nova opção de cor metálica.

Yamaha apresenta a Fazer 2020






Ela manteve seu design impactante, sistema ABS nas duas rodas como item de série e a notável agilidade. .

Por ser ágil e muito prática, ela é uma moto bem aceita no uso urbano, podendo ser utilizada para locomoção, pequenas viagens, lazer e até mesmo para uso profissional.

O chassi é totalmente diferente da versão anterior, já que na Fazer ABS 2020 o motor faz parte da estrutura.

Fabricado em aço, ele é leve e resistente a torções, incidindo diretamente no comportamento da motocicleta. Toda sua agilidade pode ser sentida em sua capacidade de mudar de trajetória com grande rapidez e, o mais importante, de forma estável.

Houve uma importante redução do peso em 4 kg, se comparada à geração anterior, com especial centralização de massas na parte de baixo da moto.

As suspensões estão mais robustas, filtrando melhor as irregularidades do piso. Isso garante mais segurança e controle na condução. Na dianteira, os tubos internos dos amortecedores são reforçados, com o diâmetro de 41mm, e curso de 130mm.

Já na traseira, o amortecedor único tem curso de 120mm. Ele também é mais robusto tanto em seu corpo quanto nos elos da mola, cuja compressão pode ser ajustável em sete níveis de rigidez.

Rodas e pneus

Com 10 raios, as rodas em liga leve seguem a proposta visual da moto. Não só inspiram arrojo, com chamam a atenção por serem largas, similares às de motos de maior cilindrada. O diâmetro de ambas é 17 polegadas, enquanto a largura na dianteira é de 2,5 polegadas, e na traseira de 4,0 polegadas. Para calçá-las, pneus Pirelli modelo Sport Demon, com medida é de 100/80-17 na dianteira, e 140/70-17 na traseira.


Freios

O sistema é composto por um disco de 282mm e uma pinça de duplo pistão na frente, e um disco de 220mm e pinça dupla na traseira. Neste quesito, o destaque é o sistema ABS – Anti-lock Bracking System – como item de série. Ele impede o travamento das rodas em condições de baixa aderência do piso, como asfalto molhado ou sujo, e até mesmo em frenagens bruscas de emergência.


Farol e lanterna 

A utilização de farol e lanterna traseira inteiramente em LED, não só conferem modernidade e menor consumo de energia, como maior eficiência na iluminação, fundamental na condução noturna.


Painel

Totalmente digital e com iluminação em LED, garantindo boa leitura em qualquer situação. Destacam-se os indicadores de consumo instantâneo e médio, perfeitos para quem busca conferir a economia. Outras funções disponíveis são velocímetro, hodômetro total, dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2), "Fuel Trip” (que indica a quilometragem rodada na reserva), relógio, tacômetro de fácil leitura e também as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de motor e do sistema Blueflex.


Conforto

Os assentos são inspirados nos que equipavam a XJ6N, largos e ergonômicos oferecendo boa acomodação tanto para o piloto quanto para o passageiro, que por sua vez também conta com apoios para os pés bem posicionados.

 

Motor

O principal atributo que ajudou às gerações anteriores da Fazer a construir sua fama de durável e econômica em seus 12 anos de mercado e mais de 300 mil unidades fabricadas, foi sem dúvida o motor. O monocilíndrico, de arrefecimento misto – uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo – tem a capacidade de 249,5 cm³ e utiliza duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote (SOHC - Single Over Head Camshaft).

Ele utiliza componentes nobres como pistão em alumínio forjado e cilindro revestido de cerâmica. Este material é similar ao de motos de competição, e com ele o atrito é reduzido, dispersando o calor com mais eficiência. 

O acionamento do câmbio de 5 marchas é suave e seus engates precisos. A transmissão secundária é feita por corrente, com coroa e pinhão de 22 e 46 dentes respectivamente. A embreagem, do tipo multidisco em banho de óleo, também prima pela maciez no funcionamento.

Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada pela Fazer é de 21,3 cv e de 21,5 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina, ambos alcançados a 6.500 giros. 

Na prática, todos estes números podem ser traduzidos em respostas e retomadas com maior fôlego, tanto em baixos giros, como nas faixas mais amplas de rotação. Elas podem ser notadas principalmente em subidas e também quando se trafega com peso extra de um garupa.

O que contribui para isso, são os sistemas de alimentação e escapamento adotados. Comparada a sua antecessora, a esta Yamaha é equipada como uma caixa de filtro de maior volume permitindo que o monocilíndrico admita uma maior quantidade ar, e de forma mais rápida.

Além disso, o sistema de injeção segue o padrão de modelos de alta cilindrada, com injetor de 10 furos. Este refinamento técnico permite que a atomização da mistura ar e combustível injetado no interior da câmara de combustão seja mais eficiente, com uma queima mais completa. O resultado na prática é algo que todos admiram em uma moto: um funcionamento menos poluente e com maior economia de combustível.

O sistema de escapamento permite uma grande vazão, otimizando a saída dos gases. Seu ronco é mais grave e encorpado. 


Custo benefício

A moto conta com a Revisão Preço Fixo Yamaha, na qual o cliente sabe exatamente quanto pagará nas revisões periódicas.

Garantia

A Fazer 250 ABS tem garantia de fábrica de 4 anos – a maior do mercado de motocicletas no Brasil. 
O modelo 2020 vem em três opções de cor. O Azul metálico (Racing Blue), o vermelho metálico (Magma Red), e o preto sólido (Preto Eclipse).

A moto estará disponível nos Concessionários Yamaha a partir da primeira quinzena de junho
de 2019 ao preço sugerido de R$ 15.790,00 + frete. 

Ficha Técnica YAMAHA FAZER 250 ABS 2020

 
 

MOTOR

Motor

SOHC, 2 válvulas, Refrigeração a Ar, 4 Tempos

 

Cilindrada

249,5

 

Quantidade de Cilindros

1

 

Potência Máxima

21,3cv/8.000 rpm (Gasolina) - 21,5cv/8.000 rpm (Etanol)

 

Torque Máximo

2,1 kgf.m/6.500 rpm (Gasolina) - 2,1 kgf.m/6.500 rpm (Etanol)

 

Alimentação

Injeção Eletrônica

 

Sistema de Partida

Elétrica

 

Peso Líquido

149 kg

 

Câmbio

5 velocidades

 

SUSPENSÃO

Dianteira

Garfo telescópico

 

Curso da Suspensão Dianteira

130 mm

 

Traseira

Balança traseira tipo Monocross

 

Curso da Suspensão Traseira

120 mm

 

FREIOS

Dianteiro

Disco hidráulico de 282 mm com sistema anti bloqueio (ABS)

 

Traseiro

Disco hidráulico de 220 mm com sistema anti bloqueio (ABS)

 

DIMENSÕES

Altura do assento

790 mm

 

Comprimento total

2015 mm

 

Largura Total

770 mm

 

Altura Total

1070 mm

 

Altura mínima do solo

160 mm

 

Distância entre eixos

1360 mm

 

Tanque de Combustível

14 L (3,2 L reserva)