Yamalube: 8 vencedores diferentes!

Maior campeonato monomarca confirma a tradição de alta competitividade

Yamalube: 8 vencedores diferentes!
Fotos: LZ Fotos






O Autódromo Internacional de Cascavel foi o palco da maior e mais disputada categoria da motovelocidade brasileira. As duas corridas da Yamalube R3 bLU cRU Cup, realizadas neste final de semana (21 e 22/11), mostraram novos rostos no mais alto degrau do  pódio. Em oito rodadas, são oito vencedores diferentes.

Renan Fui venceu no sábado, entrando na briga pelo título da classe R3 Cup. O pódio ainda teve Kevin Fontainha, Gustavo Manso, Fabio Florian e Caique Lanna. E na categoria R3 Cup Pró, o vencedor foi Rafael Rizada, com Herbert Pereira em segundo e Guilherme Soares na terceira posição.

Apesar da competitividade ser a marca registrada da categoria, o piloto Humberto Turquinho Jr chegou a Cascavel com chances de conquistar por antecipação o título de campeão. Turquinho venceu apenas uma etapa no ano, mas a regularidade tem sido a marca registrada do piloto.

Ele conquistou a LS2 Superpole, o que deu direito a largar na frente em ambas as corridas, mas acabou saindo da pista e, pouco depois, sofrendo uma queda. Sem marcar pontos no sábado, viu os demais se aproximarem na tabela.

No domingo, mais uma prova de tirar o fôlego. A corrida teve muitas disputas e Mario Salles, o mais jovem piloto do grid com apenas 12 anos, comemorou a vitória após 10 voltas realizadas. Humberto Turquinho Jr foi o segundo colocado, se mantendo na liderança do campeonato. Caíque Lanna finalizou em terceiro, Kevin Fontainha em quarto e Facundo Llambias em quinto.

“Me senti muito bem com a moto e com a pista desde os primeiros treinos. No classificatório fiquei em 5º no grid e na primeira corrida cheguei a liderar algumas voltas, mas cometi alguns erros e acabei ficando em 6º lugar. No domingo já fiz o melhor tempo no warm up e procurei corrigir esses erros na corrida, mantendo a estratégia de sempre estar nas primeiras posições. Foi muito difícil, porque todos estavam muito competitivos. Mas cometi menos erros e acabei conquistando a primeira vitória na categoria”, explicou Mário Salles, o mais novo vencedor da Yamalube R3 bLU cRU Cup.

Na categoria R3 Cup Pró, mais uma vitória de Rafael Rizada, com Herbert Pereira também repetindo a segunda colocação do sábado e Michel Velludo na terceira posição.

“Pra mim foi um final de semana mágico, fantástico, deu tudo certo, a moto estava excelente, a equipe trabalhou muito bem. Nas duas corridas o Hebert largou na frente, mas eu me mantive concentrado, mantive o foco e venci as duas corridas. Eu precisava vencer pra subir na classificação e brigar pelo campeonato em Goiânia. Estou muito feliz, o trabalho de telemetria da Yamaha me ajudou muito, toda essa evolução de tempo vem uma parte daí também. Final de semana fantástico, perfeito, mas agora o foco é Goiânia, eu vou pra lá com a vontade de vitória, quero mais uma dobradinha pra ser campeão da R3 Cup Pró”, comemorou Rafael Rizada.

A rodada do final de semana reafirmou a principal característica da Yamalube R3 bLU cRU Cup, que faz parte do Brasileiro de Motovelocidade: disputa acirrada por posições e pela vitória. Os 36 pilotos do grid largam com motos YZF-R3 iguais, o que faz com que a habilidade e a estratégia sejam fundamentais nas provas.

A última rodada da temporada será nos dias 12 e 13 de dezembro, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, Goiás.

Você pode rever todas as corridas no nosso canal do YouTube. Clique aqui.

  
Resultados - Corrida 1 / Sábado
R3 Cup
1º) Renan Fui
2º) Kevin Fontainha
3º) Gustavo Manso
4º) Fabio Florian
5º) Caíque Lanna
 
R3 Cup Pró
1º) Rafael Rizada
2º) Hebert Pereira
3º) Guilherme Soares
4º) Pierre Balducci
5º) Thiago Winker
 

Resultados - Corrida 2 / Domingo
R3 Cup
1º) Mario Salles
2º) Humberto Turquinho Jr
3º) Caíque Lanna
4º) Kevin Fontainha
5º) Facundo Llambias
 
R3 Cup Pró
1º) Rafael Rizada
2º) Hebert Pereira
3º) Michel Velludo
4º) Pierre Balducci
5º) Guilherme Soares
 

Classificação do Campeonato

R3 Cup
1. Turquinho Jr / 141 pontos
2. Fabio Florian / 106 pontos
3. Gustavo Manso / 97 pontos
4. Caique Lanna / 92 pontos
5. Kevin Fontainha / 87 pontos
6. Mário Sales / 70 pontos
7. Renan Fui / 67 pontos
8. João Arratia / 57 pontos
9. Kaká Fumaça / 55 pontos
10. Eduardo Burr / 52 pontos

R3 Cup Pró
1. Michel Velludo / 157 pontos
2. Rafael Rizada / 144 pontos
3. Guilherme Soares / 117 pontos
4. Hebert Pereira / 105 pontos
5. Alex Schultz / 99 pontos
6. Pierre Balducci / 95 pontos
7. Flavio Britto / 66 pontos
8. Edson Picoloko / 59 pontos
9. Luis Henrique (Kiki) / 58 pontos
10. Henrique Franco / 53 pontos


Calendário*
1) 8 e 9 de agosto / Goiânia – GO
2) 26 e 27 de setembro / Curvelo – MG
3) 31 de outubro e 1º de novembro / Curvelo – MG
4) 21 e 22 de novembro / Cascavel – PR
5) 12 e 13 de dezembro / Goiânia – GO
*sujeito a alterações

 

Crédito: Yamaha Brasil Racing